/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
LUTO

"Inspiração para todos nós", diz Ricardo Ferraço no adeus a Max Mauro

O sepultamento do ex-governador do Espírito Santo foi marcado por momentos de fé e emoção, em Ponta da Fruta, Vila Velha

Laísa Menezes

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Leitor/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O ex-governador Max Mauro foi sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha, na tarde desta sexta-feira (15). A despedida reuniu familiares, amigos próximos e políticos do cenário estadual. 

Durante o enterro, o governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, prestou homenagem à trajetória do ex-governador, que morreu aos 87 anos, na madrugada de quinta-feira (14).

LEIA MAIS:

VÍDEO | Max Filho: "Mesmo com Alzheimer, do Transcol meu pai nunca esqueceu"

Morre Max Mauro, ex-governador do Espírito Santo, aos 87 anos

"Honradez e dignidade": políticos prestam homenagens no velório de Max Mauro

 "O ex-governador teve uma longa militância, marcada por algumas características muito próprias: austeridade, dignidade, honradez, uma inspiração para todos nós", declarou Ricardo Ferraço.

Veja o vídeo:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Max Mauro morreu devido a uma insuficiência renal aguda, agravada por complicações de uma pneumonia. Ele estava internado desde 16 de setembro para tratamento.

Cântico na despedida

O enterro de Max Mauro ocorreu nesta tarde, em Vila Velha, e foi marcado por momentos de fé. As pessoas presentes cantaram em homenagem ao ex-governador momentos antes do sepultamento. 

Veja o vídeo:

Transcol sempre na memória do ex-governador

Entre seus feitos mais lembrados está a criação do Sistema Transcol, que integrou o transporte público na Grande Vitória, facilitando a mobilidade dos cidadãos. Mesmo diagnosticado com Alzheimer há sete anos, o ex-governador nunca esqueceu do sistema que idealizou, como relatou seu filho, Max Filho:

“Meu pai sempre se emocionava ao ver os ônibus do Transcol. Era uma realização que estava profundamente marcada no coração dele”, destacou.
Foto: Foto: Thiago Soares

Outro marco importante de seu governo foi a conclusão da Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha e se tornou um símbolo de conectividade e desenvolvimento urbano. 

Além disso, Max Mauro foi pioneiro em questões ambientais, criando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e promovendo iniciativas para proteger ecossistemas locais, como a criação do Parque Estadual de Setiba, hoje chamado Paulo César Vinha.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Max Mauro também deixou sua marca na área da saúde, tendo sido responsável pela rápida implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, tornando o estado um dos primeiros do Brasil a adotar o modelo.

Foto: Reprodução/Acervo
Max Mauro tinha 87 anos

Na política, Max foi um dos fundadores do MDB no estado e uma voz ativa na luta pela redemocratização durante a ditadura militar. Ao longo de sua carreira, foi prefeito de Vila Velha, deputado estadual, deputado federal por três mandatos e governador do Espírito Santo entre 1987 e 1990.

Max Mauro deixa esposa, dois filhos, quatro netos e quatro bisnetos.

Foto: Foto: Thiago Soares

O governador Renato Casagrande (PSB), que está em viagem à COP-29, no Azerbaijão, em mensagem de condolências afirmou:

“Lamento profundamente o falecimento de Max Mauro, que deixa um grande legado de realizações em favor do povo capixaba. Um líder visionário e comprometido com a responsabilidade pública.”


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.