/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Disputa acirrada vai definir novo presidente do PSDB-ES. Confira tudo sobre a eleição!

Vice-governador Cesar Colnago e o prefeito de Vila Velha, Max Filho, são os candidatos a presidir o ninho tucano. Eleição acontece neste sábado (11), em Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma eleição importante, envolvendo dois grandes nomes da política capixaba, que coloca em lados opostos lideranças importantes e que, invariavelmente, vai causar severos danos colaterais para os dois lados.

É dessa forma, envolto em uma disputa muito maior do que a oficial, que acontece neste sábado (11) a convenção estadual do PSDB. A eleição, que definirá o próximo presidente do partido, será realizada a partir das 8 horas, no Cerimonial Oásis, em Santa Lúcia, Vitória.

Buscando o comando da sigla no Estado estão o vice-governador César Colnago, representando a chapa "Força Tucana”, e o prefeito de Vila Velha, Max Filho, que encabeça a chapa “PSDB Autêntico”.

A disputa entre os dois, no entanto, vai além da cadeira da presidência e definirá como e com que cara o PSDB vai chegar ao tão esperado ano eleitoral de 2018.

Uma vitória de Colnago, que conta com o apoio maciço do governador Paulo Hartung (PMDB), vai manter o partido alinhado de forma quase automática com os desejos palacianos. Já uma vitória de Max Filho dará a independência necessária ao partido para definir seu futuro - provavelmente longe dos desejos de Hartung.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Estarão aptos para votar na eleição deste sábado cerca de 235 delegados de diversos municípios capixabas, sendo a maioria deles da Região Metropolitana: 40 de Vila Velha, 35 de Vitória, 11 de Cariacica, 5 da Serra e 4 de Guarapari.

As chapas

A composição das chapas de Colnago e Max Filho revelam muito das pretensões e dos desejos de ambos e seus aliados. O esqueleto da chapa do vice-governador é composto por prefeitos do interior e, principalmente, por secretários de Estado como Octaciano Neto (Agricultura), Vandinho Leite (Ciência e Tecnologia), Nerleo Caus (Turismo) e Anselmo Tozi (diretor do Iema), que assim se mantém próximos ao governo.

Além deles, o deputado estadual Marcus Mansur, a ex-deputada federal Rita Camata e as vereadoras Neuzinha Oliveira (Vitória) e Ilma Siqueira (Cariacica) são as outras principais lideranças.

Apoiando Max - e querendo distanciar um pouco o partido do palácio - estão Luiz Paulo Velloso Lucas (ex-prefeito de Vitória), Sergio Majeski (deputado estadual), Ricardo Santos (ex-senador), Jorge Carreta (vice-prefeito de Vila Velha), além de Jarbas Assis e Élcio Amorim, presidente estadual e presidente do diretório municipal de Vitória do PSDB, respectivamente.

Os apoiadores

Vandinho Leite (Colnago)

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“Eu apoio o vice-governador César Colnago por sua experiência e pelo seu perfil, por ser uma pessoa de diálogo. Quando ele assumiu a presidência do partido fez o partido crescer e ajudou a reestruturar o PSDB no Espírito Santo. Acho que ele pode ajudar novamente, fazendo o partido crescer ainda mais. Com relação as eleições de 2018, isso será discutido em 2018, essa é uma estratégia nacional do partido.



Luiz Paulo Velloso Lucas (Max Filho)

“Entrei na chapa do Max porque, caso Colnago seja eleito, isso vai representar um alinhamento automático e reprodução automática da aliança com o PMDB, que não é o melhor caminho para o partido. Queremos discutir melhor qual o melhor caminho para o PSDB, candidaturas para o governo. Nós entendemos que o partido precisa de uma chapa mais autêntica, com as lideranças históricas do partido. São essas ideias que animam a nossa militância e em torno delas nós vamos disputar a convenção”.

Sergio Majeski (Max Filho)

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

“Alguns fatores me fizeram apoiar Max. Toda a polêmica envolvendo o Conselho de Ética e a liberação de Colnago para concorrer a presidência, a forma como foi feita a filiação do Ênio Bergoli e do Octaciano, na calada da noite ...enfim, não tem como apoiar César em função de tudo isso. Além disso, é muito clara a manobra que existe para manter o PSDB nas mãos de Hartung, a viagem do governador aos Estados Unidos foi claramente proposital. Eu não estou antecipando disputa nenhuma. No ano que vem, independente de quem o PSDB for apoiar, o partido tem que ter independência para negociar. A eleição deste sábado não é somente sobre quem o partido vai apoiar, mas os rumos do partido que serão definidos na eleição.

Os candidatos

Cesar Colnago - Força Tucana

Quais os pontos principais da plataforma de governo do senhor para o partido, caso seja eleito?

É fundamental que o partido seja estruturado em todos os municípios e que nós tenhamos a militância presente. Além disso, precisamos encorajar a candidatura de candidatos e candidatas. Precisamos ter contato com a população para fomentar a política e discutir o futuro da cidade e do Espírito Santo.

Como será a relação do partido com o Governo do Estado?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Inicialmente, quero dizer que o PSDB tem autonomia para decidir seu futuro sozinho. Pode ser uma candidatura nossa própria ou de apoio a um candidato de outro partido que tenha o pensamento similar ao meu. Temos um compromisso formal com o PMDB até o final do governo, mas vamos discutir o que é melhor para o partido a partir de julho do ano que vem.

A eleição do senhor representa uma permanência automática do partido ao lado do governador?

Quando é que fui automático? Isso não vai acontecer. Vamos discutir nosso futuro, vendo o que é melhor para o partido.

Como o PSDB atuará nos municípios capixabas, principalmente no interior?

Essa é a intenção. De fortalecer e estruturar o partido em todos os municípios capixabas.

Com relação as próximas eleições, quais os objetivos do partido? Vai lançar candidatura majoritária, nomes para o senado, câmara federal?

Nós queremos eleger deputado federal, este é um compromisso nosso com a executiva nacional, deputado estadual e manter a vaga no Senado. Para o governo, isso será discutido no futuro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07
Os recentes escândalos de corrupção envolvendo Aécio mancharsam um pouco da imagem do partido. Como reverter essa situação?

O partido acredita, por princípio, que tudo tem que ser investigado, com direito a ampla defesa. Não quero antecipar nenhum pré-julgamento porque muito do que foi investigado vem de delações, punir indistintamente, seja quem for, se algo for comprovado.

O partido tem grandes nomes que podem disputar as próximas eleições (Serra, Alckmin e Doria). Qual deles seria o nome ideal para o partido na disputa presidencial?

Essa decisão nós tomaremos mais a frente, realmente temos bons nomes. O Doria é um nome que chegou, mas ainda está construindo seu nome. Já o Alckmin tem uma construção maior, de longa data, acho que ele tem uma trajetória enorme no partido, mas é uma decisão que tem que ser tomada mais a frente.

Max Filho - PSDB Autêntico

Quais os pontos principais da plataforma de governo do senhor para o partido, caso seja eleito?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

Nosso propósito é fortalecer o PSDB no Espírito Santo, em torno de suas bandeiras de luta, em torno do fortalecimento de sua base partidária, consolidando autonomia do partido em cada município para o que o partido seja em cada município capixaba um partido forte.

Como será a relação do partido com o Governo do Estado?

Vai ser uma relação madura, mas não representará um alinhamento mecânico e automático com as pretensões eleitorais do atual governador para as eleições de 2018, uma vez que ele pertence aos quadro de outra agremiação partidária.

Qual a importância e a representatividade das lideranças que apoiam o senhor?

Nossa chapa é chamada de PSDB Autêntico porque reúne nomes bem ligados ao partido, que tem história e que não veem representados na figura do vice-governador.

Como o PSDB atuará nos municípios capixabas, principalmente no interior?

Vamos fortalecer o partido em cada município capixaba, conferindo autonomia aos diretórios. Vamos cultivar o princípio da não intervenção, da não interferência, valorizando as decisões do partido em cada município.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_09

Com relação as próximas eleições, quais os objetivos do partido? Vai lançar candidatura majoritária, nomes para o Senado, para Câmara Federal?

O PSDB tem um senador, que possivelmente será candidato a reeleição. Nossas políticas de aliança e as pretensões de candidatura a cargo majoritária serão dialogadas com a base do partido. Nosso compromisso já assinado no nosso manifesto fala que essas decisões serão precedidas de consulta prévia as bases do partido.

Os recentes escândalos de corrupção envolvendo o senador Aécio Neves mancharam um pouco da imagem do partido. Como reverter essa situação?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_10

Os partidos políticos hoje vivem uma crise de credibilidade. Não é um privilégio do PSDB, que também foi arrastado para o meio da crise por sucessão de denúncias contra dirigentes do partido, mas o PSDB é um partido que vai se reerguer e ser reconstruído. Mas tudo isso vai começar na base do partido. A política no Brasil requer muito mais consulta às bases do que acordão com as cúpulas.

O partido tem grandes nomes que podem disputar as próximas eleições (Serra, Alckmin e Doria). Qual deles seria o nome ideal para o partido na disputa presidencial?

O PSDB é um partido parlamentarista fazendo política no presidencialismo. Nesse sentido, vai escolher um nome com densidade política e eleitoral que possa se habilitar a construir uma alternativa que desloque o debate dos atuais extremismos para um debate que dê lugar a racionalidade. Certamente um nome que se encontra com certo destaque é o do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.