/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Garotinho deverá sair de prisão domiciliar já nesta sexta-feira

O advogado de Garotinho prometeu processar todos os responsáveis por sua retirada do hospital Souza Aguiar, desde o juiz até os policiais responsáveis por sua colocação na ambulância

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
A decisão dos ministros do TSE impõe restrições a Garotinho Foto: Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - O ex-governador do Rio Anthony Garotinho poderá deixar normalmente o apartamento onde mora e no qual está em prisão domiciliar já a partir desta sexta-feira, 25. Segundo um dos advogados de Garotinho, Fernando Fernandes, falta apenas concluir os trâmites burocráticos para o pagamento da fiança de R$ 88 mil estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ele responda o processo em liberdade. O advogado reafirmou ainda que Garotinho irá processar todos os agentes públicos responsáveis por sua retirada do hospital Souza Aguiar, desde o juiz que determinou a transferência para o Complexo de Gericinó até os policiais responsáveis por sua colocação na ambulância.

"O TSE confirmou que a prisão do governador foi ilegal, e desumana a retirada do governador do hospital. A decisão já está proferida, faltando apenas trâmites burocráticos", disse Fernandes. "Isso deve ocorrer entre hoje (quinta) e amanhã."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A decisão dos ministros do TSE impõe restrições a Garotinho. Ele deverá permanecer no endereço onde está, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio, e não poderá viajar à cidade de Campos dos Goytacazes. Ele também está impedido de manter contato com testemunhas do processo ao qual responde, de possível compra de votos. O ex-governador poderá deixar o Rio por até três dias.

Uma das possíveis viagens será a Brasília, onde Garotinho pretende se encontrar com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. "Ele já tinha um encontro marcado com o procurador, mas foi desmarcado por ele (Garotinho) não poder sair de casa. O ex-governador pediu ontem (quarta) que seja remarcado e está aguardando um retorno", contou Fernando Fernandes.

O advogado não quis comentar o teor da conversa que Garotinho pretende ter com Janot. "Sou advogado de defesa dele. Ele tem questões políticas, de acusações que faz. Não tenho procuração para falar sobre isso."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Fernando Fernandes, porém, reiterou que Anthony Garotinho irá processar agentes públicos. "O TSE reconheceu a ilegalidade da prisão, do vazamento de gravações, o abuso da retirada dele do hospital e o abuso na exposição da imagem dele", afirmou. "Os agentes que se envolveram na saída dele vão ser responsabilizados."

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.