Oito em cada 10 prefeitos conseguiram a reeleição, maior número da história
Segundo pesquisa, 5.471 prefeitos foram eleitos no último domingo (6), e dos 3.006 que tentaram um segundo mandato, 2.444 serão reconduzidos ao cargo
Um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostrou que oito em cada dez candidatos à prefeito que tentaram a reeleição neste ano obtiveram êxito.
Dos 3.006 que tentaram um segundo mandato, 2.444 serão reconduzidos ao cargo. O número pode aumentar, já que ainda há vitórias a serem confirmadas pela Justiça Eleitoral.
Segundo a pesquisa, o percentual de reeleitos neste ano é de 81%, enquanto historicamente a taxa fica em torno de 60%. No ano de 2016, ápice da crise política, o percentual foi de 46%, a única exceção.
Leia também:
> Malafaia diz que fez as pazes com Bolsonaro após criticar sua conduta na eleição
> Boulos diz que vai incorporar proposta de Pablo Marçal para jovens
> Mapa do voto: veja os partidos vitoriosos nas eleições municipais no ES
De acordo com a CNM, 5.471 prefeitos foram eleitos e 46 ainda aguardam decisão judicial. Outras 52 cidades terão disputas no segundo turno, como São Paulo, onde o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), tenta a reeleição contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
O PSD foi o grande vencedor destas eleições, com 878 prefeituras conquistadas até terça-feira, 8 -51% das disputas vencidas. PP, União e MDB também se destacam, com 50%, 46% e 45%, respectivamente.
A pesquisa mostra também que legendas progressistas, como PDT e PT, não conseguiram conquistar muitas cadeiras do Executivo. A legenda de Ciro Gomes ganhou apenas uma de quatro disputas em 2024, enquanto o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu uma em cinco.
O PSOL é o único partido com parlamentares na Câmara sem uma prefeitura. O quadro ainda pode mudar, já que o partido está no segundo turno em Petrópolis (RJ) e na capital paulista.
Nos locais onde haverá segundo turno, os eleitores voltam às urnas para definir seus governantes em 27 de outubro.
No ES, 32 dos 42 prefeitos conseguiram reeleição e PSB, partido do governador, teve destaque
No Espírito Santo, o índice de reeleição nos pleitos municipais foi de 76%: 32 dos 42 prefeitos do Espírito Santo que tentaram a reeleição foram reconduzidos ao cargo.
O partido do governador Renato Casagrande (PSB) se destacou, e reelegeu filiados em prefeituras de oito cidades. Logo em seguida, estão os partidos PP, com 6 reeleitos, e Republicanos, com 5. MDB e Podemos também se destacaram, com 4 reeleições cada.
Dos 17 prefeitos eleitos pelo PSB, observa-se uma forte presença do partido em várias regiões do Estado, consolidando-se como uma relevante força política.
Essa tendência sugere que a população capixaba, em sua maioria, preferiu uma abordagem política mais moderada e equilibrada, distanciando-se dos discursos polarizados da extrema direita e da extrema esquerda.