/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Quem é Renato Casagrande, reeleito governador do ES; veja perfil

Vitorioso no pleito, o socialista derrotou Carlos Manato (PL) e toma posse no novo mandato no dia 1º de janeiro de 2023

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Alexandre Mendonça
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foi reeleito para o cargo neste domingo (30), após vencer uma disputa acirrada e repleta de tensão contra o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), no segundo turno das eleições deste ano. Vitorioso no pleito, o socialista toma posse no novo mandato no dia 1º de janeiro de 2023.

Veja o perfil do governador Renato Casagrande:

Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.

Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.

LEIA TAMBÉM: Com 53,80%, Renato Casagrande é reeleito governador do ES

Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.