Eleições 2022

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Passe livre: veja as cidades do ES que terão transporte público gratuito na eleição

Objetivo é viabilizar aos eleitores o pleno exercício do voto, obrigatório no país, além de evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Sete cidades do Espírito Santo estão entre os municípios que terão gratuidade do transporte público de passageiros na eleição deste domingo (30) visando segundo turno do pleito.

Os eleitores de Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória vão poder fazer uso dos coletivos de maneira inteiramente gratuita para ir votar, dentro do horário votação,  que vai das 8h às 17h.

A iniciativa de disponibilizar transporte gratuito à população no dia da eleição está amparada em uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida de maneira monocrática pelo magistrado, mas confirmada pelo colegiado da Corte na semana passada.

A decisão de Barroso atendeu a uma ação provocada pelo partido Rede Sustentabilidade, cujo objetivo é viabilizar aos eleitores o pleno exercício do voto, obrigatório no país, além de evitar alta abstenção de eleitores no dia da votação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um levantamento realizado pela Campanha Passe Livre Pela Democracia, organizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pelo movimento TarifaZero BH, e divulgado pelo jornal Estadão, aponta que 378 cidades terão transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que acontece neste domingo, 30. 

 A estimativa é de que 100 milhões de pessoas sejam atendidas pela medida, conhecida como passe livre.

Do total de municípios que adotarão a gratuidade neste domingo, 335 cidades decidiram pelo passe livre para este segundo turno, atendendo a 98,2 milhões de pessoas, enquanto 43 cidades já aplicam a tarifa zero o ano todo. Todas as capitais e o Distrito Federal terão o esquema especial de gratuidade no transporte público, aponta o levantamento.

São Paulo é o estado com o maior número de municípios que adotaram a medida, com 144. Bahia, com 28, e Goiás, com 21, são os segundo e terceiro Estados com maior quantidade de cidades com passe livre.

Veja como embarcar no Transcol de graça no domingo de eleição

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo o diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES), Raphael Trés, os passageiros não precisam levar o CartãoGV, mas devem apresentar um documento.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"Ele precisa portar um documento de identidade e o título, porque essa gratuidade é justamente para permitir que ele vá votar. Que ele vá e volte do local de votação", disse.

A gratuidade tem o propósito de reduzir a abstenção que, no primeiro turno, foi de cerca de 20% dos eleitores no Espírito Santo. A população acredita que a medida incentiva o comparecimento às urnas.

"Se eu morar na Serra e voto em Cariacica ou vice-versa, o ônibus facilita pro cara se locomover", "o eleitor não tem como dizer que não vai votar", "as pessoas estão saindo de casa para votar, pessoas que moram longe não têm condições, mas é um incentivo bom", disseram os cidadãos.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Os serviços Porta a Porta, da Prefeitura de Vitória, e Mão na Roda, da Ceturb, também irão funcionar normalmente. No entanto, o usuário precisa realizar o agendamento com antecedência.

Mais de mil ônibus vão estar em operação no segundo turno, o equivalente a 70% da frota de um dia normal. Os horários utilizados serão os de sábado. Os eleitores devem entrar pela porta da frente e passar pela catraca.

"É necessário que ele rode a catraca, porque exatamente o número catracado que vai servir como base para nós, para corpo técnico, propiciar o pagamento às empresas que vão tá rodando com esses veículos gratuitamente. A partir das 18h volta ao normal a catacragem ser cobrada da tarifa especial", disse Trés.

*Com informações do jornal Estadão



/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.