/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Eleições 2022: Camila Valadão é a mulher mais votada no ES

Valadão teve 52.221 dos votos válidos, ficando atrás apenas de Sérgio Meneguelli (Republicanos), Capitão Assumção (PL) e João Coser (PT)

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Isabella Arruda
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Liderança negra, a atual vereadora Camila Valadão (PSOL) é a mulher mais votada como deputada estadual do Espírito Santo. Entre os eleitos, Iriny Lopes, Raquel Lessa e Janete de Sá também estão na lista das vitoriosas.

Com histórico de luta pelo direito das mulheres, dos mais vulneráveis, dos pretos, da população LGBTQIAP+, bem como dos trabalhadores, ela deu um próximo passo no Legislativo, com uma vaga conquistada agora para deputada estadual, deixando a Câmara Municipal para assumir o cargo na Assembleia Legislativa (Ales).

LEIA TAMBÉM: >> Eleições 2022: confira os 10 deputados federais eleitos no ES

Eleições 2022: veja quem são os 30 deputados estaduais do ES eleitos

Valadão, que teve 52.221 dos votos válidos, ficando atrás apenas de Sérgio Meneguelli (Republicanos), Capitão Assumção (PL) e João Coser (PT), votou na manhã deste domingo (02), em Jardim da Penha, na escola particular Darwin. 

À ocasião, a ainda candidata afirmou à reportagem do Folha Vitória: "Estou muito confiante, fizemos uma campanha bonita, dialogando com muita gente. Quem trabalha, conquista", declarou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com essa margem, Camila ultrapassa a pedetista Sueli Vidigal que, desde 2002, ocupava o lugar como a mulher mais votada no estado para Deputada Estadual, com 36.500 votos.

“Para nós o resultado histórico representa muito para as mulheres negras que sempre tiveram esse espaço político institucionalizado negado. Chegar a essa votação com uma candidatura militante, de esquerda, que dialoga com os movimentos sociais. Uma candidatura que não tem apadrinhado político, que não está vinculada aos interesses econômicos, para nós é fundamental, é uma lição, é um questionamento de que é sim possível fazer política de uma outra maneira”, avaliou a eleita.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.