Assembleia em gráficos: veja partido, gênero e raça dos deputados estaduais do ES
Gráficos ajudam a observar o perfil dos deputados estaduais que vão ocupar as 30 cadeiras do plenário da Assembleia Legislativa a partir de janeiro de 2023
Com o fim do primeiro turno das eleições 2022, é possível observar um panorama do perfil e das características dos parlamentares que vão ocupar as cadeiras do plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a partir de janeiro de 2023.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
O Folha Vitória preparou alguns gráficos para te ajudar a observar as características dos 30 novos deputados estaduais. Entre elas, os partidos que ocupam, o gênero e a raça na qual se identificam.
COMPOSIÇÃO DA ALES POR PARTIDO
O Partido Liberal (PL), do candidato a reeleição à Presidência, Jair Bolsonaro, e do candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato, elegeu o maior número de deputados estaduais e terá a maior bancada na Assembleia. Ao todo, o partido conseguiu eleger cinco parlamentares.
LEIA TAMBÉM: Renovação de 50% e votação menor na bancada federal capixaba
O Republicanos, por sua vez, conseguiu quatro cadeiras. O Podemos e Partido Socialista Brasileiro (PSB), do candidato a reeleição ao governo, Renato Casagrande, conseguiram três cadeiras cada um.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), Progressistas (PP), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e União Brasil conseguiram duas vagas na Assembleia.
LEIA TAMBÉM: De Olho No Poder | O banho de água fria que as urnas trouxeram a Casagrande
O Cidadania, Patriota, Partido Social Cristão (PSC), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Democrático Trabalhista (PDT) conseguiram uma cadeira no plenário. Veja o gráfico:
COMPOSIÇÃO DA ALES POR GÊNERO
A maioria dos deputados estaduais eleitos são homens. Das 30 cadeiras do plenário da Casa, 27 serão ocupadas por eles. Apesar de ser maioria na população, cerca de 51% dos capixabas, as mulheres vão ocupar apenas três cadeiras. Veja o gráfico:
COMPOSIÇÃO DA ALES POR COR/RAÇA
Entre os candidatos eleitos, 19 se declararam brancos e nove afirmaram ser pardos. Apenas uma parlamentar eleita se declarou preta e um parlamentar se declarou indígena. Confira o gráfico: