Espírito Santo deve ser um dos primeiros estados a concluir apuração dos votos
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, o eleitor capixaba já deve ficar sabendo os candidatos eleitos até às 20h30
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a previsão é que o Estado seja um dos primeiros a divulgar o resultado final da apuração das eleições. Com isso, o eleitor capixaba já deve ficar sabendo os candidatos eleitos até às 20h30.
Neste domingo (07), mais de 2,7 milhões de eleitores votam no Espírito Santo para deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. O número é maior que em 2017, já que o Estado possui 96.624 novos votantes.
A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que o resultado sobre a eleição presidencial, em todo o Brasil, seja oficializada por volta das 21 horas. Com isso, é possível definir se a disputa terá segundo turno ou se o Brasil já conhece neste domingo o presidente eleito.
Números
A votação começou às 8h e segue até às 17 horas, quando os mesários finalizam as seções. Os municípios com os maiores números de eleitores são: Serra (320.800), Vila Velha (298.748), Cariacica (259.593), Vitória (247.297) e Cachoeiro de Itapemirim (138.668). Juntas, as cinco cidades somam 45,9% dos eleitores do Estado.
As eleições deste domingo vão contar com 10.339 urnas eletrônicas, sendo 1.277 de contingência. Elas vão atender 9.062 seções eleitorais.
O pleito conta ainda com 35.572 mesários e 9.825 colaboradores. Para auxiliar na segurança, 6.060 policiais civis e miliares, além de 50 juízes eleitorais e 50 promotores eleitorais vão trabalhar para garantir a normalidade da votação.
Urna eletrônica
Uma das vantagens deste sistema é a velocidade de divulgação dos resultados da apuração dos votos. Em outros tempos, os vencedores nas urnas demoravam até 48 horas para serem conhecidos. Atualmente, é possível saber no mesmo dia da votação quais foram os candidatos eleitos.
Os números da apuração do primeiro turno das eleições 2018 pelo TSE poderão ser acompanhados em tempo real no portal do Estado no dia 7 de outubro, logo depois do encerramento da votação.
Para saber de que maneira o TSE realizará a apuração dos votos nas eleições 2018, veja as perguntas e respostas abaixo:
Como será o passo-a-passo da apuração dos votos?
Após as 17 horas no horário local, o presidente da seção eleitoral utilizará uma senha própria, encerrará a votação e emitirá o boletim de urna. O relatório dos votos é impresso em cinco vias pela urna eletrônica e todas elas são assinadas pelo presidente da seção e pelos representantes ou fiscais dos partidos políticos que estiverem no local.
A primeira via do boletim terá de ser fixada em um local visível da seção, para informar qual foi o resultado. Outras três vias serão enviadas ao cartório eleitoral e a quinta via será entregue aos representantes partidários.
Depois disso, a mídia com memória de resultados será gravada de forma criptografada e assinada digitalmente, elemento que garante que o resultado foi gerado pela urna eletrônica preparada para aquela determinada seção.
Em seguida, a mídia será encaminhada ao servidor central do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que os votos sejam totalizados. A memória de resultado será enviada por um ponto de transmissão, que pode ser um computador no próprio local de votação ou no cartório eleitoral, por meio de uma rede privativa da Justiça Eleitoral.
Após a verificação da assinatura digital pelo TRE, o boletim é decifrado e são realizadas verificações de consistência. Se alguma divergência for encontrada – como, por exemplo, uma diferença entre o número de votos e de eleitores que votaram – o boletim é descartado automaticamente. Caso tudo esteja correto, é iniciada a totalização dos votos.