/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Câmara dos Deputados rejeita denúncia contra Temer

A matéria pedida pela Procuradoria-Geral da República dava conta da investigação do presidente Temer e dos ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com o voto do deputado Lelo Coimbra (PMDB), líder da maioria, o plenário da Câmara rejeitou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral). A sessão aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (25) e foi até a noite.

Votaram SIM ao parecer do relator, que rejeita o pedido de investigação, 251 deputados. Outros 233 votaram NÃO. Na votação houve duas abstenções e 25 parlamentares ausentes.

Ao fim da sessão, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (PMDB) concedeu entrevista coletiva e informou que tem priorizado as pautas da equipe econômica do governo. "Tenho certeza de que o presidente (Temer), pela experiência que tem e difícil momento que viveu, saberá refletir o melhor caminho para restabelecer a relação com a câmara dos deputados", disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a Constituição, é necessário que ao menos dois terços dos deputados votem a favor da continuidade da investigação. Com o voto número 172, atingiu-se um terço da Casa e ficou impedido o prosseguimento da denúncia.

No momento em que foi dado o voto decisivo favorável ao parecer do relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendava a inadmissibilidade da autorização para investigar a denúncia, já tinham votado pelo prosseguimento da denúncia 156 deputados e por abstenção 15.

A denúncia

No dia 14 de setembro, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentou ao STF a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer. Em junho, Janot havia denunciado o presidente pelo crime de corrupção passiva. Desta vez, Temer é acusado de liderar uma organização criminosa desde maio de 2016 até 2017. De acordo com a denúncia, o presidente e outros membros do PMDB teriam praticado ações ilícitas em troca de propina, por meio da utilização de diversos órgãos públicos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Além de Temer, são acusados de participar da organização criminosa os integrantes do chamado "PMDB da Câmara": Eduardo Cunha, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima, Rodrigo Rocha Loures, Eliseu Padilha e Moreira Franco. Todos os denunciados negam as acusações.

Como vota, capixaba?

Os deputados capixabas votaram de acordo com o que haviam declarado anteriormente à decisão. Veja como cada um se posicionou:

SIM

Lelo Coimbra (PMDB) - Sim

Marcus Vicente (PP) - Sim 

NÃO

Carlos Manato (SDD) - Não 

Dr. Jorge Silva (PHS) - Não 

Evair Vieira de Melo (PV) - Não 

Givaldo Vieira (PT) - Não 

Helder Salomão (PT) - Não 

Norma Ayub (DEM) - Não 

Paulo Foletto (PSB) - Não 

Sergio Vidigal (PDT) - Não

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.