/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

TRE-ES inicia cadastramento biométrico em Vitória a partir da próxima semana

Eleitores deverão acessar o site do TRE-ES. Lá o cidadão vai escolher data, horário e cartório no qual deverá ser atendido. Eleitores de Vitória devem se registrar até março de 2016

Nenhum
audima
audima
Presidente do TRE explicou como será a votação com sistema biométrico Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) começa na próxima terça-feira (13) a fazer o cadastramento biométrico dos eleitores de Vitória. A coleta de assinatura, digitais e foto serão obrigatórios para todos os eleitores da Capital que terão até o dia 27 de março de 2016 para realizar o procedimento na Justiça Eleitoral. 

O atendimento para os procedimentos deve ser agendado. Para isso, os eleitores deverão acessar um link específico na página do TRE-ES. Lá o cidadão vai escolher a data, horário e cartório no qual deverá ser atendido. Um total de 257 mil eleitores de Vitória deverão realizar o registro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O novo presidente do TRE-ES, desembargador Sérgio Gama, explicou como será as eleições utilizando o novo sistema biométrico.

Os servidores estarão disponíveis nos seguintes cartórios: 1ª Zona Eleitoral (Fórum Muniz Freire, Centro), 52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá) e 56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul). O horário é entre 11 horas e 18 horas, de segunda a sexta-feira. 

Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Não são aceitos a CNH como documento de identificação para fins de alistamento e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral, por não conterem dados referentes à nacionalidade/naturalidade ou à filiação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os eleitores devem observar que o não cadastramento poderá gerar o cancelamento do título de eleitor, do CPF, além de ficar impedido de tirar passaporte, participar de licitações, tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições de ensino públicas.

O novo sistema deve gerar mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação. Vale também a eleitores que pretendem se candidatar nas próximas eleições sob pena de não poderem concorrer ao pleito caso não providenciem o cadastramento.

Os cartórios encontram-se equipados com notebooks, scanner, camera digital e pad de assinatura digital para coleta dos dados dos eleitores. 

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no estado vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

No Espírito Santo, 19 cidades utilizam o sistema de votação biométrica. São elas: Ibitirama, Alegre, Apiacá, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Ibiraçu, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Mucurici, Muniz Freire, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Castelo, Viana e Dores do Rio Preto .

Até março de 2016, os eleitores de mais treze cidades também votarão nesse sistema. Além de Vitória, são elas: Divino de São Lourenço, João Neiva, São Roque do Canaã, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Mimoso do Sul, Marilândia, São Domingos do Norte, Aguia Branca, Vila Valério e Ponto Belo. 

Serviço

Implantação da biometria para eleitores de Vitória

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Período: 13/10/2015 a 27/03/2016
Locais: 1ª Zona Eleitoral (Fórum Muniz Freire, Centro),
52ª Zona Eleitoral (Centro Empresarial Praia – Praia do Suá)
56ª Zona Eleitoral (Rodovia Norte-Sul).

Horário: Entre 11 horas e 18 horas, de segunda a sexta-feira. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.