/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Moraes multa X e Starlink em R$ 5 milhões por burlar bloqueio da rede social

Nesta quarta-feira, 18, a plataforma voltou a ficar acessível para parte dos usuários e a Anatel noticiou uma atualização do aplicativo que possibilitou o acesso

Estadão Conteúdo

audima
audima
Foto: reprodução redes socias
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), multou o X e a Starlink, do empresário Elon Musk, em R$ 5 milhões por dia por burlar a suspensão da rede social no Brasil. 

Leia também:

> Monark quer tirar de seu julgamento Flávio Dino, a quem chamou de 'gordola'

Musk dribla bloqueio determinado por Moraes e x volta a funcionar no Brasil

Sites de apostas transformam eleições em jogo; TSE alerta que prática é crime

Nesta quarta-feira, 18, a plataforma voltou a ficar acessível para parte dos usuários e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) noticiou uma atualização do aplicativo que possibilitou o acesso. Moraes apontou que houve "dolosa, ilícita e persistente recalcitrância da plataforma no cumprimento de ordens judiciais".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
"Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X - sob o comando direto de Elon Musk -, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão"
, afirmou Moraes na decisão.

Carregando...

Moraes também determinou que a Anatel adote, em até 24 horas, todas as providências necessárias para concretizar e manter a suspensão do funcionamento do X no Brasil, inclusive suspendendo novos acessos pelos servidores CDN, Cloudfare, Fastly e EdgeUno.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.