/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Prefeito de São Mateus é cassado pelo TSE e município terá nova eleição

Com a decisão da Ministra Rosa Weber, Daniel Santana Barbosa (PSDB), o Daniel da Açaí, ficará inelegível por oito anos

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
audima
audima
O prefeito cassado afirma que ficou sabendo da decisão através das redes sociais
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O prefeito de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, Daniel Santana Barbosa, popularmente conhecido como Daniel da Açaí, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tarde desta quinta-feira (13). A decisão ainda determina a realização de novas eleições no município. 

A decisão é resultado de uma avaliação monocrática da Ministra Rosa Weber, confirmando a sentença do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo(TRE-ES) em outubro de 2017.  

O parecer refere-se ao crime de abuso de poder econômico realizado pela chapa vencedora, formada por Daniel da Açaí e o vice-prefeito, Dr. José Carlos do Vale. Segundo a decisão, eles distribuíram água e caixas d'água à população durante o período eleitoral.

Em agosto de 2018, o vice-prefeito, também condenado na decisão, faleceu em decorrência de complicações pós-cirúrgicas. Com isso, quem assume o mandato provisório é o atual presidente da Câmara de Vereadores do município, Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

Futuro prefeito

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Carlos Alberto (PSB), no quinto mandato como vereador pelo município, disse que ainda não foi informado oficialmente da decisão, mas assim que for notificado e tomar posse, vai realizar o sonho de ser prefeito de São Mateus, mesmo que momentaneamente. 

O futuro prefeito ressalta que não acredita em novas eleições ainda esse ano, em razão das eleições de outubro e da possibilidade de segundo turno. "Acredito que a nova eleição deve acontecer no início de 2019. Até lá, vou procurar administrar da melhor forma. Buscando sempre o apoio da população e também dos vereadores", afirma Carlos Alberto.

Daniel do Açaí

O prefeito cassado, Daniel da Açaí, afirma que ficou sabendo da decisão através das redes sociais. "Confesso que fiquei surpreso. Essa decisão é resultado de uma manobra política daqueles que perderam nas urnas, mas tentam vencer na justiça". 

Daniel da Açaí ainda revela que vai continuar trabalhando para a periferia do município, dentro ou fora da Prefeitura.

Novas eleições

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Apesar da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda não há previsão de quando irá ocorrer a nova eleição no município.  

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.