Mais de 6 mil policiais farão segurança no 1º turno das eleições no Espírito Santo
O Espírito Santo tem 2.754.728 eleitores aptos a votar nas eleições de 2018
Segundo Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), 6.300 policiais vão trabalhar na segurança durante o 1º turno das eleições no Espírito Santo. De acordo com o órgão, serão disponibilizados 6 mil PM's e 300 policiais civis.
O Espírito Santo tem 2.754.728 eleitores aptos a votar nas eleições de 2018. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em relação às eleições de 2014, este ano o número aumentou em 101.192 pessoas. Dos eleitores do estado, a maioria são mulheres, que representam 52,3% do total. Os homens representam 47,7%.
Segurança
Na última semana, representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES); do Ministério Público Eleitoral (MPE-ES); e das Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal de Vitória, estiveram reunidos em mais um encontro de alinhamento das ações de segurança para as Eleições 2018. O evento aconteceu na tarde no auditório do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória.
O presidente do TRE-ES, Desembargador Annibal de Rezende Lima, reforçou o pedido de empenho das forças de segurança para que as eleições ocorram de forma pacífica e segura. "Acompanhamos o acirramento dos ânimos, principalmente nas redes sociais, nesta reta final e destacamos nossa preocupação para que todos possam demonstrar seu direito ao voto da melhor forma possível, sem excessos e com segurança", finalizou.
O comandante em exercício da Polícia Militar, coronel Reinaldo Brezinski, destacou a responsabilidade e o comprometimento de toda a Corporação para que as eleições 2018 sejam seguras. "Estamos trabalhando juntos com o TRE-ES para garantir que todos os capixabas possam sair às urnas no dia 7 de outubro para exercer seu dever cívico com tranquilidade e de forma pacífica", destacou.
Os mais de 200 presentes receberam uma cartilha de orientações para o dia da eleição, com as dúvidas mais comuns sobre as condutas vedadas para eleitores e candidatos e indicações de procedimentos em caso de violação da legislação eleitoral. Para detalhar esse tema, a procuradora do Ministério Público Federal, Nadja Machado Botelho; e o juiz titular do TRE-ES, Aldary Nunes Junior, fizeram apresentações para explicar o que deve ser observado e ressaltaram a importância do trabalho das polícias Civil e Militar na condução pacífica do processo eleitoral.
O diretor de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori, finalizou a reunião de trabalho com uma apresentação sobre a segurança da urna eletrônica e desmistificou várias fake news sobre o processo eleitoral no Espírito Santo e no Brasil.
Confira o calendário das Eleições 2018:
22/9 - A partir desta data, nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.
2/10 - Nenhum eleitor pode ser detido ou preso a partir desta data, salvo em flagrante delito, em caso de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
4/10 - Limite para a realização de debates no rádio e na televisão. Também termina a propaganda política feita através de comícios.
6/10 - Data-limite para a distribuição de material gráfico e promoção de caminhadas, carretas, passeatas ou carros de som. Também é o último dia para o TSE divulgar comunicados e instruções ao eleitorado.
7/10 - Primeiro turno das eleições.
28/10 - Segundo turno das eleições.