/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Esquema em fundos de pensão pode ter financiado campanhas eleitorais

Os mandados e outras ações cumpridas foram determinadas pela 10ª Vara Federal de Brasília. Uma pessoa foi presa em Vila Velha durante a operação

Redação Folha Vitória
audima
audima
Estão sendo cumpridos 127 mandados judiciais Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Operação Greenfield, deflagrada nesta segunda-feira (5) pela Polícia Federal, investiga suspeitas de interferência política para que determinados investimentos, que causaram prejuízos aos fundos de pensão, fossem realizados. Uma outra linha de apuração busca saber se houve financiamento de campanhas eleitorais com recursos dos fundos.

Estão sendo cumpridos 127 mandados judiciais. São eles: sete de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

>> Greenfield confisca avião, 139 carros e 90 imóveis
>> Presidente da Previ chega para reunião na Fazenda e não comenta ação da PF

Neste primeiro momento, o chamado “núcleo político” do esquema criminoso ainda não está delineado. Os mandados e outras ações cumpridas foram determinadas pela 10ª Vara Federal de Brasília, o que significa que não há alvos com prerrogativa de foro nesta etapa da operação.

São investigados os quatro dos maiores fundos de pensão do país: Funcef (Caixa Econômica), Petros (Petrobrás), Previ (Banco do Brasil) e Postalis (Correios).

Os investigadores focaram em dez casos que provocaram déficits bilionários nos fundos de pensão. Desses, oito estão relacionados a investimentos realizados de forma temerária ou fraudulenta, por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações). (Andreza Matais, Fabio Serapião e Fábio Fabrini)

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No Espírito Santo, um investigado foi preso em Vila Velha, de acordo com informações da Superintendência da Polícia Federal de Brasília. De acordo com a PF, ele será ouvido e permanecerá no Estado.

O ex-presidente da companhia foi conduzido coercitivamente  Foto: Reprodução

Empreiteiro 

Durante a operação, o empreiteiro José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, da OAS, foi preso. O ex-presidente da companhia foi conduzido coercitivamente na ação que investiga desvios de R$ 8 bilhões nos fundos de pensão Funcef, Petros, Previ e Postalis, mas ficou preso preventivamente por ordem do juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato.

Confira os mandados que estão sendo cumpridos em casa Estado:

Distrito Federal: Brasília/DF - 20 mandados de busca e apreensão, 6 conduções coercitivas e 5 mandados de prisão temporária.

São Paulo: São Paulo/SP - 44 mandados de busca e apreensão, 17 conduções coercitivas e 1 prisão temporária; Campinas/SP - 1 mandado de busca e apreensão e 1 condução coercitiva; Santos/SP - 1 mandado de busca e apreensão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Rio de Janeiro: Rio de Janeiro/RJ - 28 mandados de busca e apreensão, 7 conduções coercitivas e 1 prisão temporária; Niterói/RJ: 3 mandados de busca e apreensão e 1 condução coercitiva.

Espírito Santo: Vila Velha/ES - 1 mandado de busca e apreensão e 1 prisão temporária.

Bahia: Salvador/BA - 1 mandado de busca e apreensão e 1 condução coercitiva; Ilheus/BA - 1 mandado de busca e apreensão.

Paraná: Curitiba/PR - 1 mandado de busca e apreensão.

Rio Grande do Sul: Porto Alegre/RS - 2 mandados de busca e apreensão e 1 condução coercitiva.

Santa Catarina: Florianópolis/SC - 3 mandados de busca e apreensão, 1 condução coercitiva e 1 mandado de prisão temporária.

Amazonas: Manaus/AM- 2 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, o número de mandados de busca e apreensão, condução coercitiva e prisão, em termos absolutos, diverge do número total de alvos, considerando que vários alvos tiveram medidas cumpridas em mais de um endereço.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.