/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Governo catalão suspende campanha pela independência

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Barcelona - O governo regional da Catalunha informou nesta terça-feira a suspensão da campanha de promoção da independência da região, um dia depois da decisão do Tribunal Constitucional da Espanha ter impedido o referendo de seguir adiante.

O governo catalão vai abrir um recurso à decisão, disse o porta-voz Francesc Homs, mas por ora suspendeu a campanha pela votação, marcada para 9 de novembro, para evitar expor os servidores públicos a possíveis problemas legais por desafiar uma decisão judicial.

"Como medida de precaução, não podemos colocar servidores públicos e cidadãos contra as cordas", disse Homs. Ele descreveu a suspensão como algo "temporário e medida de precaução", acrescentando que cidadãos privados estão livres para promover o referendo se assim o desejarem.

O governo da Catalunha deu início à campanha para promover o referendo pouco depois de seu presidente, Artur Mas, ter assinado, no sábado, um decreto estabelecendo a data para a votação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As autoridades catalãs divulgaram planos para preparar 10 mil urnas para os 5,4 milhões de eleitores da região e divulgaram o referendo num vídeo na internet.

Homs disse nesta terça-feira que a suspensão não significa que Mas está desistindo de realizar a votação. "Nada terminou ontem e a determinação do governo (regional) é seguir em frente", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.