/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Governo do ES decreta luto oficial de três dias por morte de Dom Luiz Mancilha

Além do Estado, prefeituras da Grande Vitória também decretaram luto em homenagem ao religioso

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O governo do Estado decretou luto oficial de três dias em função da morte do arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, na tarde desta terça-feira (23).  

Além de decretar luto, o governador do  Estado, Renato Casagrande (PSB), também prestou homenagem ao religioso, por meio de suas redes. Em post em seu perfil no Twitter, Casagrande escreveu:

"Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, aos 80 anos. Nossas orações estão com a família e toda a comunidade eclesiástica. Que Deus o receba com Sua mão acolhedora. Olhe por nós, Dom Luiz".

Prefeituras decretam luto

A prefeitura de Vitória lamentou a morte do religioso, prestou condolências e decretou luto oficial de três dias. 

"Nossas condolências a toda a comunidade católica capixaba, que chora pela despedida desse símbolo de fé, devoção e sabedoria. Aos amigos e familiares desse homem que dedicou 53 anos de sua vida ao Sacerdócio, nossos respeitosos pêsames", diz o texto de um comunicado publicado no site da prefeitura.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

 Vila Velha foi outra prefeitura da Grande Vitória a decretar luto oficial de três dias em respeito à morte de Dom Luiz. No texto do comunicado, o prefeito da cidade, Arnaldinho Borgo, cita a sabedoria do arcebispo. 

“Homem sábio, com palavras seguras e humanitárias. Grande líder e conselheiro. Meus sentimentos aos familiares e a todos fiéis que tinham nele uma referência”, lamentou.

Outras homenagens

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Erick Musso (Republicanos), também usou as redes sociais para manifestar o seu pesar com a morte de Dom Luiz. O parlamentar falou em legado de doação ao próximo, ao citar os feitos do religioso para os capixabas.

"Lamento profundamente o falecimento do arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que nos deixa um legado de doação ao próximo e aos ensinamentos de Jesus. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fiéis", disse Erick.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O ex-governador do Estado Paulo Hartung fez sua homenagem postando uma foto do momento em que, em 2018, entregou a comenda Jerônimo Monteiro ao arcebispo. Na legenda da imagem, Hartung disse que os capixabas perdem uma referência de liderança social e religiosa.

"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do arcebispo emérito de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. O Espírito Santo perde uma referência de liderança social e religiosa responsável, com uma uma trajetória lindíssima. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu o ex-governador.

Trajetória

O sacerdote nasceu em 1942, em Pouso Alto, Minas Gerais. Segundo informações da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz era religioso da Congregação Sagrados Corações e foi nomeado bispo em 1986 para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002, quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosos. Agradecemos a Deus pela vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor", disse a instituição religiosa, em nota.

Nas redes sociais, centenas de fiéis católicos capixabas manifestaram sentimentos de pesar e curtiram publicação da Arquidiocese. Muitos deles, narrando o quanto Dom Luiz era amado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.