/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Quase 70% da BR 262 pode ser duplicada até 2030

Previsão é de que nos primeiros nove anos de concessão sejam duplicados quase 124 quilômetros da rodovia no Estado, de um total de 178,5 quilômetros

Luana Damasceno de Almeida

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: DNIT
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quem curte a Região Serrana do Espírito Santo ou viaja com frequência para o estado mineiro conhece não só as belas paisagens, mas também as curvas perigosas da BR 262. A via já esteve entre as mais perigosas do País. 

A rodovia deve ficar mais segura nos próximos anos. A previsão do plano de concessão da BR 262 é de que quase 70% do trecho que liga o Espírito Santo a Minas Gerais deve estar duplicado até 2030. 

Segundo o projeto, nos primeiros nove anos de concessão serão duplicados quase 124 quilômetros da rodovia no Estado, de um total de 178,5 quilômetros. O restante -  54,5 quilômetros - deve ser entregue no segundo ciclo de obras, que vai até o 21° anos de concessão. 

Ou seja, se o contrato for assinado no início de 2022 e os prazos forem cumpridos, a duplicação total só estará concluída após 2040. 

Foto: Reprodução

Na versão original, havia a previsão de duplicação integral da BR 262. Na versão mais atual do plano, entretanto, a duplicação vai contemplar apenas o trecho localizado no Espírito Santo. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para o trecho em Minas Gerais, entre João Monlevade e a divisa com o estado capixaba, há agora previsão de manutenção da via em pista simples, porém com a implantação de faixas adicionais em trechos críticos selecionados 

TRECHO QUE SERÁ DUPLICADO NO ESPÍRITO SANTO

Foto: Reprodução

EDITAL PARA CONCESSÃO DA BR 262 

Na tarde desta terça-feira (31), a Agência Nacional de Transportes Terrrestres (ANTT) anunciou a aprovação do edital de concessão da BR 262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais. A licitação será realizada na modalidade de concorrência (leilão), com participação internacional, no dia 25 de novembro. 

A publicação do edital no Diário Oficial da União (DOU) deve ocorrer nesta quarta-feira (1°). 

Foto: Reprodução
Melhoras que devem ser obrigatoriamente implantadas 

Serão concedidos os trechos de Viana a João Monlevade (MG), que compreende a BR 262, e entre Belo Horizonte (MG) e Governador Valadares (MG), que compreende a BR 381. No total, são 686,1 quilômetros licitados, para um contrato de concessão de 30 anos, prorrogável por mais 5 anos. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Entre as principais obras estão 402 km de duplicação, 228 km de faixas adicionais, 131 km de vias marginais, 40 passarelas e o contorno de Manhuaçu. 

Após o leilão, a rodovia no trecho capixaba deve ganhar pelo menos três praças de pedágio, localizadas em Viana, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.

A projeção inicial das tarifas é de R$ 7,33. O investimento nas rodovias, somado aos custos operacionais é de quase R$ 12 bilhões.

O projeto prevê isenção de pedágio para motociclista e desconto para usuário frequente. Também haverá desconto básico de tarifa de 5% para condutores que optarem pelo pagamento automático identificado pelo TAG eletrônico acoplado ao veículo.

Veja também: TCU aprova plano de concessão da BR 262 de Viana a Minas Gerais e leilão deve ser ainda em 2021





/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.