Eleições 2018

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

MDB mantém suspense e convenção não define apoio à Rose

Há especulações de que o partido do governador Paulo Hartung poderia se coligar com o PTB de Aridelmo Teixeira. O governador não compareceu à convenção

Alex Pandini

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O MDB é um dos oito partidos que assinaram, na última terça (31), uma carta de apoio à senadora Rose de Freitas (Podemos) na disputa ao governo do estado nas eleições de outubro. Na quinta (2), durante a convenção do partido da senadora, o presidente do MDB no ES, Lelo Coimbra, chegou a chamar Rose de "nossa candidata".

No entanto, apesar de todos esses indicativos, na convenção do MDB realizada neste sábado (4), em Vitória - há apenas um dia do prazo final para a homologação de chapas -, os emedebistas encerraram a convenção sem oficializar o apoio à candidatura de Rose. A candidata do Podemos esteve no evento e discursou brevemente, pedindo o apoio dos dirigentes. A data final para o registro de candidaturas no TRE é 6 de agosto.

Segundo Lelo Coimbra, pelo fato de que muitas convenções ainda serão realizadas, a definição ficou para "apreciação até o último momento". Durante o evento, Lelo chegou a chamar Rose de "minha candidata". Outras figuras do MDB, como deputados e dirigentes, também fizeram discursos favoráveis à senadora, mas o apoio de fato não foi oficializado. 

PTB

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O MDB ainda vai definir se terá candidato ao Senado. "Vai depender de como caminharão as conversas para as coligações", disse Lelo. Fontes do Folha Vitória disseram que, dependendo de esses arranjos nas pernas para federal e estadual não agradarem aos emedebistas, há possibilidade de que a sigla venha a dar uma guinada nas negociações em curso e feche acordo com o PTB, que tem candidatura majoritária ao governo do estado - o professor e empresário Aridelmo Teixeira. 

De acordo com essas fontes, as tratativas de bastidores entre o MDB e o PTB evoluíram nos últimos dois dias, e essa alternativa não está de todo descartada.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.