/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Gilmar Mendes: urnas estão prontas e eleição no Amazonas custará R$ 32,6 milhões

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Manaus - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, respondeu nesta quinta-feira, 3, aos questionamentos do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a eleição suplementar para o governo do Amazonas, que está marcada para domingo, 6.

No ofício, Mendes informa o colega que as urnas de todos os municípios do Estado "já estão lacradas e distribuídas em seus municípios sede". Ainda segundo o presidente do TSE, o processo eleitoral custará R$ 32,6 milhões entre o primeiro e segundo turno.

Em junho, Lewandowski acatou um pedido da defesa do vice-governador cassado, Henrique Oliveira (SD) e suspendeu o pleito até o julgamento, pelo TSE, dos embargos de declaração. A decisão, porém, foi revertida pelo ministro Celso de Mello no plantão do recesso do judiciário.

A realização do pleito está agora nas mãos de Ricardo Lewandowski que, como relator, pode determinar a suspensão da eleição até que sejam julgados embargos no TSE. Segundo Gilmar Mendes, que estará domingo em Manaus, os embargos estão prontos para serem julgados no plenário do TSE.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Mendes tenta convencer Lewandowski que o adiamento do pleito causaria prejuízo financeiro e político. Pela manhã, o plenário do TSE autorizou o envio de militares das Forças Armadas para garantir a segurança de 23 municípios do Estado. Os candidatos ao governo do Amazonas participam hoje do último debate antes da eleição, da Rede Globo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.