Partidos se preparam e iniciam caça a bons nomes para eleições de 2016 no ES
Siglas tentam fortalecer sua estruturas e debatem estratégias para o pleito. Partidos têm pouco mais de três meses para filiar possíveis candidatos
Faltando pouco mais de três meses para conclusão de filiações e desfiliações partidárias para os que vão disputar as eleições do próximo ano, os partidos já iniciam discussões internas visando à participação no pleito de 2016.
Enquanto algumas siglas têm praticamente todo o cronograma da disputa definido, outras estão iniciando o diálogo interno. O momento também é marcado pelas “paqueras” entre as legendas e pelas pesquisas de opinião pública, que ajudam a definir o cenário eleitoral. Os interessados em disputar aos cargos de vereador e prefeito têm até o dia 02 de outubro deste ano para pedir sua filiação.
A cerca de 450 dias para as eleições do próximo ano, o Folha Vitória ouviu as principais lideranças políticas do Estado para saber como andam as articulações para a disputa. Embora ainda exista muito tempo para composições e formação de coligações, em um primeiro momento, as lideranças partidárias demonstram que já possuem nomes a candidatos quase que definidos.
PSDB
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pretende indicar nomes na majoritária. O ex-deputado Vandinho Leite afirma que será candidato e disputará a prefeitura de Serra. “Recebi o convite do PSDB e tudo indica que iremos fechar. Faltam alguns ajustes. Mas serei candidato na Serra”, garantiu.
Segundo Vandinho, a relação entre Audifax, prefeito de Serra, e ele, foi desconstruída. Ambos já pertenceram ao mesmo partido e subiram no mesmo palanque nas últimas eleições. “Não temos mais amizade. Hoje a nossa relação é de total afastamento. São vários os motivos que nos levaram ao rompimento. Na Serra os moradores andam insatisfeitos com essa gestão, assim como eu”, declarou.
De acordo com Jarbas Ribeiro de Assis Junior, presidente estadual do PSBD, já foram definindo alguns pré-candidatos. Em Vitória, temos dois. O Luiz Paulo e o deputado Sérgio Majeski. Em Vila Velha, temos o Max Filho. Em Serra, fizemos o convite e esperamos lançar Vandinho Leite. Já em Colatina, nosso candidato é o Guerino Balestrassi. Nossa meta é dobrar o número de vereadores e o número de prefeitos em todo o Estado. Podemos também tentar coligações com vices. Em número real, nossa meta é conseguir 100 vereadores e 16 prefeitos, pelo menos”, afirmou Jarbas.
PSB
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda estuda nomes que podem compor tanto a majoritária quanto a proporcional, segundo o presidente da sigla em deputado federal Paulo Foletto.
"Estamos nos organizando através de encontros regionais. Na última semana nos reunimos com nove municípios. Durante o nosso encontro com as executivas municipais estimulamos a filiação de lideranças para reforçar o partido. Procuramos lideranças comunitárias, religiosas e políticas para preparar a disputa de vereador e prefeito. Nossa meta é ter candidatos em todo o Estado. Vamos trabalhar para ter um vereador em cada município. Vamos reeleger e eleger representantes. Em Serra, vamos continuar com o prefeito Audifax Barcelos na luta pela reeleição. Em Vitória, a tendência é apoiar o prefeito Luciano Rezende. Em Cariacica nossa intenção é disputar vaga na Câmara. Estudamos fechar coligações e tentar candidatos para o cargo de vice”, disse.
PT
Outro partido que terá nome para concorrer à majoritária é o Partido dos Trabalhadores (PT). O presidente da sigla, Genivaldo Liévore, afirmou que no próximo mês o partido irá fazer seminários de organização.
“Teremos um seminário estadual e um nacional para constituir os grupos de trabalho eleitoral. Até o final de agosto vamos definir todos os passos. Ainda não definimos nomes, mas certamente vamos disputar majoritárias. Em Serra, por exemplo, o deputado federal Givaldo Vieira vem fazendo caravanas para conhecer a necessidade da população e do município. Atualmente o PT possui sete prefeitos e 75 vereadores no Estado. Nosso trabalho será para ampliar esse número. Apesar do momento, estamos confiantes no trabalho da presidente Dilma e com certeza esse cenário vai melhorar até o ano que vem”, declarou.
PDT
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) prepara os pré-candidatos a vereador e para majoritária, conforme o presidente Sérgio Vidigal deve optar também por coligação.
"Nós estamos fazendo convenções em todos os municípios. O momento é de novas filiações. Queremos lançar candidatos em todos os 78 municípios do Estado. Atualmente temos oitos prefeitos. Queremos alcançar nas próximas eleições 15 prefeituras. É importante esperar a votação no Senado que muda o prazo de filiação. Posso adiantar que pelo menos três prefeitos do interior do Estado desejam mudar de sigla e fazer parte do PDT. Para vereadores, queremos eleger pelo menos 100. Na última eleição elegemos 70. A tendência é fazermos coligações com partidos de esquerda mesmo”, disse.
Sobre uma possível candidatura a prefeitura de Serra, Vidigal afirmou que no momento o partido não prioriza o assunto. “Ainda não tomamos nenhuma decisão. Seria uma irresponsabilidade falar sobre isso agora. Tomei posse como deputado há pouco tempo. Mas, posso afirmar que o PDT terá um candidato na Serra”, garantiu.
PMDB
O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Lelo Coimbra, explicou que as candidaturas têm sido discutidas nos municípios.
“Estamos construindo candidaturas nas cidades com nomes que já estão no PMDB ou que podem se filiar até a data legal para mudanças partidárias. Estamos trabalhando para ter candidatos na maioria dos municípios do Estado. A expectativa do partido é ter cerca de 45 candidatos a prefeitos”.