/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Ida de Cid e Ciro Gomes para o PDT está 100% acertada, diz Lupi

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou na noite desta segunda-feira, 17, que o embarque dos irmãos Cid e Ciro Gomes na legenda está "100% acertado". Segundo o dirigente, os últimos detalhes foram negociados em almoço realizado na última quarta-feira, 12, em Brasília, que também contou com a participação de integrantes do grupo dos Gomes, do Ceará. "Está 100% acertada a ida deles para o PDT", afirmou Lupi ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Cid e Ciro, atualmente no Pros, devem se reunir nesta noite em Fortaleza com os demais aliados para baterem o martelo. "Eles devem anunciar nos próximos dias. Não fizeram nenhuma exigência, só colocaram algumas preocupações pontuais referentes à disputa local, mas que serão resolvidas sem problemas", disse o presidente do PDT.

Considerados como as principais lideranças do Pros, Cid e Ciro Gomes se queixam da condução do partido criado em 2013. Entre os problemas apontados está o processo de filiação normalmente feito pelas comissões nacional, estaduais e municipais. No Pros, após mudança no regimento interno ficou determinado que qualquer filiação só pode ser feita passando pela direção nacional, tal medida estaria causando descontentamento nos diretórios estaduais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Apesar dos avanços nas negociações, a tendência é que um possível desembarque dos deputados federais, que fazem parte do grupo dos Gomes, não ocorra neste momento, uma vez que os parlamentares correriam o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. "Neste caso, a nossa expectativa é que se vote a proposta no Congresso que abre a janela para mudança de partidos", afirmou Lupi.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.