/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Genro de Eunício Oliveira é aprovado para diretoria da Anac

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - Genro do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), o advogado Ricardo Fenelon Junior teve o nome aprovado para ocupar um cargo na diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante a sabatina na Comissão de Infraestrutura, nenhum senador sequer questionou o parentesco. A indicação ainda terá de passar pelo crivo do plenário da Casa.

Fenelon recebeu o voto favorável de 19 dos 22 parlamentares presentes na comissão. O outro indicado, José Ricardo Botelho de Queiroz, teve um placar semelhante, com 20 votos a favor.

Em sua exposição inicial, Fenelon procurou destacar que tem experiência na área e não mencionou o fato de ser genro do líder do PMDB. Ele leu um texto no qual elencou alguns pontos da sua trajetória profissional e acadêmica. Disse que teve a "honra" de trabalhar na Procuradoria da Anac, mas omitiu o fato de que a sua passagem pela agência foi como estagiário. Fenelon também destacou a atuação como mediador de conflito entre passageiros e companhias aéreas no aeroporto de Brasília.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Durante a sessão de perguntas, o senador Hélio José (PSD-DF) foi o único que mencionou as críticas que Fenelon vinha sofrendo por ser genro de Eunício. Ele, no entanto, disse não concordar com elas. O advogado argumentou então que respeitava as críticas, mas que elas "não condiziam" com o seu currículo. "Eu tenho profundo respeito por todas essas manifestações, mas eu entendo que muitas dessas críticas não condizem com o meu currículo. Tanto a minha experiência na área quanto a minha formação acadêmica me habilitam para ter sido indicado para o cargo", afirmou.

O fato de Fenelon ser jovem - ele tem 28 anos - também foi relativizado pelos presentes. "A idade é um entusiasmo", disse o senador Vicentinho Alves (PR-TO).

No final, a sabatina parecia mais uma reunião entre amigos. O presidente da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse, sem conter o riso, que o colegiado havia recebido inúmeras perguntas de internautas, mas como muitas delas não iriam agradar os sabatinados, ele deixaria que os dois escolhessem quais gostariam de responder.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Nas últimas semanas, entidades de pilotos e servidores têm criticado o que chamaram de indicações políticas para a Anac. Em uma carta aberta ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa) pediu que a Casa rejeitasse os dois nomes sob o argumento de que eles não têm experiência nem conhecimentos técnicos sobre aviação.

Desde o agravamento da crise, a presidente Dilma Rousseff tem usado a distribuição de cargos do segundo escalão para agradar aliados e tentar garantir a fidelidade deles em votações importantes no Congresso.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.