/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Caixa-preta de jato não registrou conversas de pilotos

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pelas investigações do acidente, explicou que o áudio registrado no gravado

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
A Aeronáutica informou que a caixa-preta do avião não registrou conversas dos dois pilotos no voo Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - A Aeronáutica informou nesta sexta-feira que a caixa-preta do avião que levava o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, e quatro assessores não registrou conversas dos dois pilotos no voo que resultou no acidente aéreo, na quarta-feira. As autoridades não sabem informar quando ocorreram os diálogos gravados no equipamento.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pelas investigações do acidente, explicou que o áudio registrado no gravador de voz da cabine não corresponde à última viagem do Cessna. Segundo o órgão, não é possível por ora "determinar a data dos diálogos registrados, tendo em vista que esse tipo de equipamento não registra essa informação".

A caixa preta, ou CVR (sigla para Cockpit Voice Recorder), deveria gravar os sons da cabine nas últimas duas horas da viagem mais recente, segundo o manual do Cessna. "As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação", informou o Cenipa. A Aeronáutica ponderou que os dados do gravador de voz são só um dos elementos levados em consideração, não sendo "imprescindíveis" para a identificação dos possíveis fatores contribuintes do acidente.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Apesar da falta de dados no gravador do avião, todos os diálogos do piloto com os centros de controle do tráfego aéreo no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santos estão gravados pela Força Aérea Brasileira (FAB) e serão analisados pelo Cenipa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.