/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

PSDB confirma apoio a Rose para o Senado e Ferraço como vice na chapa de Casagrande em convenção no ES

Legenda também lançou os nomes a deputado federal e estadual no mesmo evento

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Tiago Alencar/ Folha Vit´ória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com um dos auditórios do Centro de Convenções de Vitória lotado por apoiadores e correligionários, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) lançou os candidatos da legenda para deputado estadual (31 nomes) e federal (11 nomes), durante convenção realizada nesta quinta-feira (28).

Além de apresentar os nomes que vão disputar as vagas na Assembleia Legislativa  e na Câmara dos Deputados, o PSDB também aproveitou o evento para confirmar o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB) como vice na chapa do governador Renato Casagrande (PSB) à reeleição, bem como a senadora Rose de Freitas (MDB) como a candidata que terá o apoio da federação PSDB/Cidadania na disputa pelo  Senado.

Nome muito aguardado na convenção, uma vez que foi alvo de inúmeras especulações durante todo o período pré-eleitoral, sendo inclusive citado como um dos possíveis nomes do PSDB para o Senado, Ferraço falou sobre seu papel na chapa que busca reeleger Casagrande para o Executivo estadual.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Em primeiro lugar, essa construção tem como premissa uma confiança mútua, que nós construímos ao longo da vida, entre  Casagrande e eu. Em segundo lugar, acho que meu nome agrega uma experiência, forjada no trabalho, entrega e na determinação", disse.

Questionado sobre os rumores de que sua ida para a chapa de Casagrande como vice seria resultado de um com foco nas eleições de 2026, em que o ex-senador se tornaria candidato ao governo e o socialista viria como nome para o Senado, Ferraço negou qualquer movimentação nesse sentido, afirmando se tratar de boatos "ficcionais". 

"Essa é uma especulação que é fruto da ficção, porque, em primeiro plano, a gente precisa consolidar e evoluir de pré-candidato para candidato. E, depois, com muita humildade e muito debate, ganhar a eleição; depois que ganhar a eleição, nós precisamos fazer um governo que corresponda às expectativas dos capixabas", pontuou.

Senado

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Optando por não lançar candidatura própria para o Senado, o PSDB, que federou com o Cidadania, confirmou, na convenção, o que já vinha sendo dado como certo no mercado político capixaba: "lançou"  Rose de Freitas como a candidata da legenda para a ocupar a única vaga para senador do Espírito Santo no pleito deste ano;  vaga essa que a própria senadora ocupa hoje e para qual ela quer se reeleger.

Durante  seu discurso na convenção, Rose destacou sua trajetória na política e disse que está disposta a brigar por sua reeleição, a fim de evitar que "um homem preguiçoso", segundo ela, ocupe seu lugar. "Em qualquer idade e em qualquer etapa da vida, não esperem que eu vá para casa colocar um chinelo e ficar ouvindo uma música, enquanto estão em risco coisas valiosas no País, como democracia, liberdade, justiça social e emprego. Vamos fazer um milhão de votos outra vez para tirar o homem preguiçoso que quer sentar naquela cadeira", disse.

LEIA TAMBÉM: 

>> PSD confirma saída de César Colnago do partido

>> PT desiste de candidatura avulsa ao Senado, diz Célia Tavares

>> Candidatura de Meneguelli é retirada, Erick disputa o Senado e pode apoiar Guerino ao governo

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Os principais nomes do partido estiveram no palanque da convenção, entre eles o presidente nacional da sigla, o ex-deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE); o presidente do tucanato capixaba, o deputado estadual Vandinho Leite; Ricardo Ferraço; o deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB); e o presidente da Câmara de Vereadores da Serra e candidato a deputado federal, Rodrigo Caldeira (PSDB).

Convidado de honra do PSDB, Casagrande não pôde comparecer ao evento, uma vez que estava em Brasília, participando da convenção nacional do PSB. Em substituição a ele, a primeira-dama do Espírito Santo, Maria Virgínia Moça Casagrande, levou os cumprimentos aos aliados do governador.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.