/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Governador do RS assume ser gay e diz que namora médico do ES

Ele justificou que é necessário debater identidade no atual momento político do País

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: José Cruz/Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assumiu pela primeira vez em público sua orientação sexual e revelou que namora, há nove meses, com um médico do Espírito Santo.

Leite deu as declarações durante uma entrevista com o apresentador Pedro Bial, que foi ao ar na madrugada desta sexta-feira (02). Ele justificou que é necessário debater identidade no atual momento político do País.

"Nesse Brasil, com pouca integridade nesse momento, a gente precisa debater o que se é, para que fique claro e não se tenha nada a esconder (...) Eu sou gay, e sou um governador gay. Não sou um 'gay governador', tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um 'negro presidente'. Foi um presidente negro. E tenho orgulho disso", declarou.

Leia também: 'Nada a esconder, eu sou gay', diz Eduardo leite

O governador gaúcho ainda se disse aliviado, afirmando que está tranquilo quanto as reações que podem surgir. Na ocasião, Leite ainda falou mais sobre a vida pessoal e revelou um namoro com um médico capixaba.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Estou namorando há nove meses. Não é do Rio Grande do Sul, é um médico do Espírito Santo. Tenho enorme admiração e amor por ele. Trabalhou em hospital de campanha. Algumas pessoas falam sobre alguma coragem que eu possa ter sobre assumir isso publicamente. Eu acho que há alguma, mas coragem tem mesmo quem vai para um hospital de campanha, para trabalhar na linha de frente da pandemia", declarou.

"Acho que posso, de alguma forma, humildemente dar uma contribuição para as pessoas que são gays, lésbicas, bis e trans ou a diversidade da nossa população. Dar algum tipo de exemplo, ajudar a liderar na direção correta em que haja mais reconhecimento pelas pessoas, pelas suas capacidades, e que não seja mais a orientação sexual um tema, uma questão, que seja uma não questão. Eu tenho confiança que a gente chegará lá", afirmou.

Nas redes sociais, Eduardo Leite agradeceu as mensagens que recebeu após a declaração ser publicada.

Repercussão

Também por meio das redes sociais, diversos políticos manifestaram apoio ao governador do Rio Grande do Sul. Dentre as publicações, estão a do governador de São Paulo, João Doria, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Leite foi eleito no Rio Grande do Sul em 2018 com 53,6% dos votos. Ele tem 36 anos, o que o torna o governador mais jovem em exercício hoje no País. Antes, foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016 e, antes disso, foi secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal na mesma cidade.

Com informações do Estadão

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.