/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Pesquisa na Grécia mostra ligeira vantagem do "sim" antes de plebiscito

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Atenas - A população da Grécia poderá aprovar, por uma pequena margem, as medidas de austeridade que os credores do país exigem para liberar novo auxílio financeiro a Atenas, segundo pesquisa de opinião divulgada hoje.

A sondagem, que foi realizada pelo instituto de pesquisa Alco para o jornal Ethnos, mostrou que 44,8% dos entrevistados pretendem votar "sim" no plebiscito que a Grécia fará neste domingo (05) para consultar os gregos sobre a proposta dos credores, enquanto 43,4% planejam votar "não".

Levantamentos anteriores publicados ao longo da semana mostraram vantagem do "não", mas com tendência de queda. Segundo analistas, a crescente pressão econômica na Grécia, desde que seus bancos foram obrigados a permanecer fechados no começo da semana, pode estar influenciando a opinião pública.

A pesquisa do Alco também aponta que 61% dos entrevistados avaliam que uma eventual vitória do "não" poderá levar à saída da Grécia da zona do euro. Isso sugere que a maioria dos gregos não acredita no argumento do primeiro-ministro Alexis Tsipras de que a rejeição à proposta dos credores deixaria Atenas numa posição vantajosa para negociar um pacote de resgate melhor.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na terça-feira, venceu o último programa de ajuda de Atenas. Além disso, no mesmo dia, a Grécia se tornou o primeiro país desenvolvido a dar calote numa dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ontem, o FMI alertou que um novo plano para a Grécia exigiria um significativo alívio de dívida e financiamento adicional da Europa. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.