/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Lindbergh, Tarso Genro e Dutra estão entre signatários da Carta de Porto Alegre

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A lista de signatários da Carta de Porto Alegre, movimento que pede um novo encontro nacional do PT neste ano, já conta com nomes como o senador Lindbergh Farias, que vem fazendo críticas à política econômica do governo federal, além de Tarso Genro (RS) e Olívio Dutra (RS). A senadora Fátima Bezerra (RN), uma das líderes do Movimento PT, deu seu apoio, mas não é considerada uma porta-voz da carta.

A estratégia de adesões passa também pelo contato com outros diretórios estaduais como o do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Ceará. "Este foi só o primeiro contato. Teremos outra reunião em Brasília e também plenárias estaduais. A ideia é ter as 300 assinaturas até o final do mês", diz o presidente do PT do Rio Grande do Sul, Ary Vanazzi.

O ex-governador Tarso Genro é mais pessimista que o presidente do partido em seu Estado. "Sou favorável à convocação de um novo congresso, ou, no mínimo, uma conferência. Acho que o movimento dificilmente será acolhido pela maioria, mas deve ser feito, pelos menos para ficarem registradas as insatisfações com os resultados do congresso, que ficaram muito aquém do que poderíamos alcançar."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O diretório gaúcho do PT, que aprovou o documento, é um dos que fazem a oposição mais forte à atual direção nacional. Foi o PT-RS, ao lado do diretório de Santa Catarina, que pediu a saída do tesoureiro João Vaccari Neto antes mesmo de ele ser preso pela Polícia Federal.

"Ajudar o governo"

O manifesto dos gaúchos faz duras críticas à política econômica do segundo governo Dilma Rousseff e à aliança com o PMDB. O documento prega mudanças que moralizem o partido, como o fim do financiamento empresarial, para que a legenda possa, nas palavras de Vanazzi, "ajudar o governo".

No documento, os gaúchos conclamam os correligionários a convocarem um encontro "que tire alternativas concretas à política econômica e mantenham o PT na sua trilha correta: ao lado do povo brasileiro".

O texto pede ainda que o PT saia em "defesa intransigente de políticas e estratégias para retomada do crescimento com distribuição de renda, fazendo os ricos pagarem a conta, taxando as grandes fortunas e heranças, na defesa do emprego, do salário, dos direitos dos trabalhadores e da ampliação das políticas sociais".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Um movimento de críticas à política econômica de Joaquim Levy foi esvaziado pela CNB na véspera do 5º Congresso sob o pretexto de que atacar o governo seria prejudicial também ao partido. A tática funcionou, as críticas a Levy tiveram pouco espaço e a Construindo um Novo Brasil (CNB) não sofreu nenhuma grande derrota nas disputas de Salvador.

"O PT deve falar para o governo qual o ajuste que ele apoia, ou seja, um ajuste que não seja pago pelos pobres e pelas classes médias, como ocorre nas soluções ortodoxas e neoliberais", argumenta Tarso Genro.

Texto já derrotado

Contrário à movimentação, o Secretário Nacional de Organização, Florisvaldo de Souza, argumenta que a convocação de um encontro extraordinário já foi discutida e derrotada durante o 5º Congresso da sigla, no mês passado. Florisvaldo, que é da CNB, disse que a iniciativa é "uma situação parecida com a que houve na Câmara dos Deputados". Apoiado no regimento interno, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, recolocou em votação projetos parecidos com textos derrotados em sessões anteriores. Na época, o PT chamou o movimento de "golpe".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Movimento para discutir as pessoas têm direito a fazer. O que eu acho um equívoco político é retomar uma tese que já foi derrotada", argumenta Florisvaldo. "No PT nós não temos história de desrespeito à deliberação de instâncias superiores", diz Florisvaldo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.