TRE lança Núcleo de Combate à Corrupção
O núcleo vai permitir a união de forças da Justiça Eleitoral, Ministério Público Estadual e Federal e as polícias Civil, Militar e Federal. Primeira reunião foi realizada nesta segunda-feira
Foi realizada nesta segunda-feira (14) a primeira reunião do Núcleo de Combate à Corrupção Eleitoral. A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo TER-ES), para atuação nas eleições deste ano.
As campanhas dos candidatos já estão nas ruas e com isso é comum aparecerem denúncias de irregularidades. O núcleo vai permitir a união de forças da Justiça Eleitoral, Ministério Público Estadual e Federal e as polícias Civil, Militar e Federal. É a primeira eleição em que um núcleo como esse vai atuar.
Para o presidente do TER-ES, Álvaro Bourguignon, o objetivo principal é agilizar as ações.
“Cada um, dentro de sua área de atuação, tem uma ligação. Por exemplo, um juiz eleitoral do interior do Estado, no seu papel de fiscalização, se ele identificar uma ilegalidade, se ele precisar de um apoio policial, o Núcleo então já vai estar funcionamento aqui continuamente. Então, ele faz todos os contatos necessários para que o apoio seja efetivamente prestado”, disse o presidente do TER.
Segundo Bourguignon, a participação do eleitor é fundamental para o sucesso nesse combate a corrupção eleitoral. Qualquer denúncia de irregularidade, como a compra de votos, a pessoas pode fazer diretamente ao Tribunal. O eleitor, pode usar, por exemplo, o aplicativo Pardal, disponível no site do TRE-ES (www.tre-es.jus.br).
“É facílimo baixar o aplicativo. Alguém, por exemplo, filma uma ilegalidade eleitoral, aí é só entrar no site do TER, baixar o aplicativo do Pardal e a mensagem vem para nós imediatamente”, explicou o presidente.