/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Presidente do Atlético-MG diz que concorrerá à Câmara

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Belo Horizonte - O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, voltou atrás e anunciou nesta quarta-feira, 2, que vai disputar uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PSB mineiro. No entanto, seguido o caminho do prefeito de Belo Horizonte e correligionário Marcio Lacerda, assim como das bancadas estadual e federal socialista, afirmou que não vai pedir votos para Tarcísio Delgado, candidato de seu partido ao governo, e que apoiará o ex-ministro Pimenta da Veiga (PSDB) para o Executivo estadual, além do ex-governador tucano Antonio Anastasia para o Senado.

Kalil é considerado "puxador de votos" por causa da conquista da Taça Libertadores pelo Galo no ano passado e foi convencido a participar da disputa por Lacerda em reunião na manhã de ontem. A avaliação é de que ele pode ajudar a aumentar a bancada socialista de Minas na Câmara, composta atualmente apenas pelo presidente do diretório mineiro do PSB, Júlio Delgado, e Stefano Aguiar. Ao anunciar sua candidatura, o cartola afirmou que não está "nem ligando" para a possibilidade de punição por engrossar a dissidência do PSB no Estado, que também conta com os três representantes do partido na Assembleia Legislativa de Minas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Já tinha declarado meu compromisso com Anastasia, mas me reuni com Dinis Pinheiro (PP) e Pimenta da Veiga (PSDB) e quero deixar claro que apoio a chapa Pimenta, Dinis, Anastasia", disse. Pinheiro é o atual presidente do Legislativo e deixou o PSDB no fim do ano passado, após perder queda de braço interna para ser o candidato tucano ao governo e será o candidato a vice-governador. Ao lado de Tarcísio, o PSB mineiro deve lançar como candidata a vice a primeira-secretária do partido, Ana Paula Teixeira, e Laudo Natel, que foi assessor de Júlio Delgado, para disputar uma vaga no Senado.

Antes de Kalil, a bancada estadual e o próprio Lacerda já haviam declarado apoio à candidatura de Pimenta da Veiga. O prefeito é aliado e foi reeleito com apoio do senador Aécio Neves (PSDB-MG), adversário do presidente nacional socialista, o ex-governador Eduardo Campos (PE), na disputa pela Presidência da República. Assim como Lacerda, Kalil não se posicionou em relação à corrida presidencial e disse que não manteve contato com nenhum dos candidatos. O cartola é amigo de Aécio, que é cruzeirense.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Além da dissidência em relação à chapa majoritária, a direção do PSB mineiro levou outro golpe hoje. A secretária de Estado de Educação de Minas, Ana Lúcia Gazzola, enviou carta ao partido pedindo a desfiliação. Ela se filiou à legenda por indicação de Aécio para atender a cota socialista no governo de Minas.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.