/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Obama e Xi Jinping discutem Irã e Coreia do Norte

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, conversou com o presidente da China, Xi Jinping, para discutir sobre os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte, informou a Casa Branca.

Obama pediu por cooperação enquanto a comunidade internacional pressiona o Irã a abandonar qualquer desejo de construir armas nucleares, disse o texto. "O presidente também ressaltou a necessidade de melhores comunicações e ações coordenadas com a China para garantir que a Coreia do Norte cumpra os compromissos", acrescentou a Casa branca.

Segundo o comunicado, Obama também disse a Xi que o relacionamento entre os dois governos deveria ser definido pelo aumento da cooperação prática e pelo gerenciamento construtivo das diferenças.

Na semana passada, representantes de alto escalão dos governos de China e EUA participaram de um diálogo estratégico e econômico, embora as conversas tenham resultado em pouco progresso em questões importantes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Recentemente, as relações entre os dois governos foram abaladas por disputas sobre fronteiras marítimas no Mar do Sul da China, acusações de ciberespionagem, questões de direitos humanos e estratégias com relação à Coreia do Norte.

Obama e Xi devem se encontrar em Pequim, em novembro, durante uma conferência asiática. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.