/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Terminais do aquaviário vão ganhar nomes de políticos; saiba quais são

As estações terão nomes de ex-prefeitos e ex-governador. O "batismo" já foi aprovado Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os três terminais do novo aquaviário, modal que volta à rotina capixaba com previsão para inauguração em julho, já possuem nomes. 

A decisão e escolha desses nomes havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), mas nesta quinta-feira (1º) o Governo do Estado deve sancionar as nomenclaturas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Como noticiado pela coluna De Olho no Poder, de Fabi Tostes, do jornal Folha Vitória. As estações do aquaviário terão nomes de ex-prefeitos e ex-governador. O "batismo" das novas estações de embarque surge de três projetos do deputado Tyago Hoffmann (PSB).

Apesar da aprovação por parte da Ales, nesta quinta, em solenidade no Palácio Anchieta, o Governo do Estado vai sancionar a lei que dá nome a esses terminais.

Confira os nomes das estações do aquaviário:

• Vitória (Praça do Papa): Estação Prefeito Setembrino Pelissari
• Vila Velha (Prainha): Estação Governador Albuíno Azeredo
• Cariacica (Porto de Santana): Estação Prefeito Aloizio Santos

Entrega do aquaviário é adiada desde 2022

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Prometido inicialmente para o segundo semestre de 2022, como informado pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, em entrevista à jornalista Fabi Tostes em 2021, a entrega do aquaviário já passou por diversas alterações.

No mesmo ano, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que a operação seria iniciada até março de 2023

Em março, a secretaria informou uma nova data para conclusão das obras: abril. O motivo, segundo explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, seria que o fato de que as obras ainda não estavam concluídas e que dois barcos ainda não teriam chegado ao Estado.

"Não se trata de um adiamento. O projeto precisa passar por testes rigorosos pois se trata de um meio de transporte especial, que requer considerações de segurança dos usuários, já que o deslocamento é no mar. As preparações incluem diálogo com a Capitania dos Portos e outras adequações. Estamos dentro do nosso prazo programado", informou o secretário à época.

Não houve entrega em abril e em maio, uma nova promessa: entrega adiada para junho. Como noticiado pelo Folha Vitória, a explicação para o adiamento seria um atraso na obra da estação da Prainha, em Vila Velha.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com a Semobi, as obras nas estações da Praça do Papa, em Vitória, e em Porto de Santana, em Cariacica, já foram concluídas.

O aquaviário será integrado ao sistema Transcol com o cartão GV. O passageiro pode iniciar a viagem em uma linha de ônibus e concluir o trajeto no aquaviário ou, ao contrário, pagando apenas uma tarifa.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.