/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Decisão é encerrar amanhã Garantia da Lei e da Ordem (GLO), diz Etchegoyen

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, disse que o governo não prorrogará a autorização para que o Exército atue em Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A GLO foi estabelecida no dia 25 de maio e se encerra amanhã. "Neste momento, não há nenhum elemento que sugira prorrogação da GLO. Decisão é encerrar GLO amanhã", afirmou, após reunião do gabinete de monitoramento do governo.

A GLO concede aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade. De acordo com o general, a avaliação é de que o abastecimento, prejudicado com a greve dos caminhoneiros, está completamente normalizado.

Ele afirmou que o governo acompanha "sem alarme" as notícias que circulam nas mídias sociais de que os caminhoneiros poderão fazer protestos amanhã em Brasília (DF) e outras cidades. "Estamos acompanhando e verificando o tamanho e consequências dessa eventual mobilização convocada para amanhã, mas sem nos preocuparmos no ponto do alarme. Todas as notícias são acompanhadas", disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Questionado se o governo acredita que vai haver mobilização, o general disse que a avaliação é de que há um quadro de normalidade que não tende a ser modificado. Etchegoyen disse ainda que o governo não está preocupado com a origem das notícias sobre a mobilização, mas sim se ela vai acontecer, e que não lida com "boatos e imprecisões".

"A internet é um espaço livre em que todos podem entrar, desde modestas dona de casa e trabalhadores. A verdade é que há um movimento na mídia e um acompanhamento nosso, não temos nenhum indício de que isso mude a preocupação do governo", ressaltou.

A reunião do grupo de monitoramento da crise de abastecimento desencadeada pela greve dos caminhoneiros neste domingo durou cerca de 40 minutos. Foi o segundo dia em que a reunião foi feita sem a participação de outros ministros que compõe o grupo, como Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Carlos Marun, da Secretaria de Governo. O presidente Temer também não participou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Apesar disso, Etchegoyen disse que as notícias de desmobilização do governo não são "exatamente precisas". "Nossas reuniões continuam até que todos os aspectos da questão estejam devidamente sanados e resolvidos. O governo está 24h no ar zelando para que todos os compromissos assumidos sejam cumpridos".

Sobre discussões para reduzir preço da gasolina, ele disse que a questão não foi tratada pelo grupo de acompanhamento da crise. "Essa questão está sendo tratada em outros fóruns, certamente o Ministério de Minas e Energia, a Fazenda.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.