/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Datafolha mostra que 30% dos eleitores votariam em candidato indicado por Lula

Entretanto, 51% afirmam que o apoio do petista os levariam a rejeitar um candidato

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no início da madrugada deste domingo (10), mostra que 30% dos eleitores dizem que votariam com certeza num candidato indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 17% dizem que talvez o fariam. Entretanto, 51% afirmam que o apoio do petista os levariam a rejeitar um candidato.

O PT ainda mantém a pré-candidatura do ex-presidente Lula, mesmo ele estando preso há mais de dois meses na carceragem da Polícia Federal de Curitiba. Apesar do apoio de 30% a um candidato indicado pelo petista, os dois nomes mais cotados no PT para a empreitada, o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador Jaques Wagner não ultrapassaram 1% nessa pesquisa Datafolha.

Nessa mostra, cerca de 1/3 dos entrevistados afirmaram que Lula deveria apoiar a candidatura de seu ex-ministro Ciro Gomes (PDT), caso seja mesmo impedido pela Justiça de concorrer nas eleições presidenciais de outubro deste ano.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Num contraponto ao porcentual que um candidato pode ter neste pleito, caso tenha o apoio do petista, o Datafolha mostra que uma indicação do presidente Michel Temer (MDB) levaria 92% dos eleitores a não votarem em um candidato. Já o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) levaria 65% dos eleitores a rejeitarem um candidato.

A mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 6 (quarta-feira) e 7 (quinta-feira) deste mês, teve como base 2.824 entrevistas em 174 municípios em todos os Estados do País, mais Distrito Federal. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-05110/2018.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.