/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Justiça decreta prisão de ex-deputado Zuza Abdul Massih por omissão de bens

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - O juiz federal Luiz Antonio Ribeiro Marins, da 2ª Vara Federal de Marília (SP), mandou expedir mandado de prisão definitiva contra Joseph Zuza Somaan Abdul Massih, de 63 anos, ex-deputado estadual por dois mandatos (1998/2006).

A decisão atende pedido do Ministério Público Federal e foi tomada no dia 1º de junho, informou em seu site o MPF.

Segundo o Ministério Público Federal, o ex-deputado perdeu todos os recursos que apresentou no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.

Zuza Abdul Massih foi condenado a uma pena de 3 anos e 3 meses de prisão e multa pelo crime de sonegação de impostos, por omissão de bens na declaração -artigo 1º da Lei 8.137/90.

A pena foi determinada acima do mínimo por causa da incidência do artigo 12 da Lei 8.137/90, quando o montante sonegado implica em 'dano à coletividade em virtude de seu valor elevado'. A prisão deve ser cumprida em regime semiaberto.

A Polícia Federal esteve no endereço de Joseph Zuza Somaan Abdul Massih, mas foi informada que ele está viajando.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Na página da Assembleia Legislativa na internet, Zuza Somaan Abdul Massih se diz empresário e neto de imigrantes libaneses que vieram para o Brasil em 1885. Em Marília, ele foi presidente por mais de 15 anos do Clube Monte Líbano. Em 1996, elegeu-se vereador, 'com a maior votação do município'. Em 1998, disputou uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo pelo PRP, elegendo-se como único representante do partido.

A reportagem não localizou o ex-deputado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.