/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Irlanda: prévias indicam revogação de lei contra o aborto em referendo

O primeiro-ministro Leo Varadkar, falando antes dos resultados oficiais serem anunciados, disse que parece que os eleitores decidiram liberar as leis rígidas da Irlanda sobre aborto

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Ativistas pró-aborto proclamaram a vitória neste sábado, após pesquisas de opinião e resultados iniciais indicarem que a irlandeses haviam votado amplamente para revogar uma proibição constitucional de 1983 sobre abortos.

O primeiro-ministro Leo Varadkar, falando antes dos resultados oficiais serem anunciados, disse que parece que os eleitores decidiram liberar as leis rígidas da Irlanda sobre aborto - permitido apenas quando a vida de uma mulher está em risco - por uma proporção de mais de dois para um.

"As pessoas se manifestaram", disse Varadkar, um médico que fez campanha pela revogação no referendo histórico de sexta-feira. "As pessoas disseram que queremos uma constituição moderna para um país moderno, que confiemos as mulheres e as respeitemos para tomar a decisão certa e as escolhas certas sobre seus cuidados de saúde", afirmou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Chamando o resultado de uma "revolução silenciosa" que vinha ganhando força nos últimos 20 anos, Varadkar disse que a grande margem de vitória dará ao governo um mandato maior ao promulgar uma nova legislação sobre o aborto por meio do parlamento. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.