/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

'Tamo junto', diz Joesley a Temer em áudio

Na tarde da última quinta-feira (18), o presidente Michel Temer (PMDB) fez um pronunciamento oficial, no qual afirmou que não renunciará ao cargo

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Presidente Michel Temer durante preparação para pronunciamento Foto: Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - "Tamo junto aí, o que o sr. precisar de mim, viu, me fala", disse Joesley Batista, do Grupo JBS, ao presidente Michel Temer, na noite de 7 de março no Palácio do Jaburu. Os dois falavam sobre investigações da Lava Jato e sobre Eduardo Cunha, o ex-presidente da Câmara que está preso desde outubro de 2016.

O que Temer não sabia é que seu interlocutor estava gravando a conversa. A partir do minuto 9m33 do áudio, Joesley diz. "Queria te ouvir um pouco presidente, como é que o sr. tá nessa situação toda do Eduardo, não sei o quê."

Nesse trecho do diálogo, Joesley começa a relatar o que chamou de 'liquidação' com Eduardo Cunha, uma referência a pagamentos ao peemedebista prisioneiro.

"Dentro do que foi possível eu, e o máximo que deu ali, zerei tudo o que tinha de alguma pendência. Daqui pra ali zerou tal e tal, liquidou tudo, e ele foi firme em cima, ele já tava lá, veio cobrou, tal, tal, tal, pronto acelerei o passo e tirei da frente."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Joesley cita o ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima, que caiu em meio a um escândalo envolvendo o ex-ministro da Cultura. "Geddel que andava sempre ali, mas perdemos o contato, ele virou investigado e também não posso encontrar ele."

OUÇA O ÁUDIO:

Joesley é alvo da Polícia Federal e da Procuradoria da República. A Temer ele diz que "está se defendendo".

"Negócio dos vazamentos, telefone lá, Geddel volta e meia citava alguma coisa tangenciando a nós, eu tô lá me defendendo."

E fala que está "de bem" com o ex-presidente da Câmara.

"O que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora eu tô de bem com o Eduardo", seguiu Joesley.

"Tem que manter isso, viu?", recomendou o presidente.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.