/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Termina nesta quarta-feira o prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O fechamento do cadastro eleitoral termina nesta quarta-feira (7). Por causa disso, todos os cartórios eleitorais do estado estão funcionando em horário diferenciado para atender a grande demanda. A população pode ser atendida nos cartórios eleitorais do interior e da Grande Vitória, das 9 horas às 18 horas.

Essa é a data limite para tirar o título de eleitor, pedir mudança de domicílio eleitoral, e para os eleitores com algum tipo de deficiência solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TER-ES) a transferência do título para seções especiais, adaptadas para facilitar a melhor mobilidade e dar atendimento especializado aos que precisam.

Devem ficar atentos ao prazo e aproveitar os plantões da Justiça Eleitoral os adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, que já podem votar nas eleições deste ano, e os maiores de 18 anos, que devem votar, sob pena de ficar em débito com a Justiça Eleitoral. Além disso, o prazo é válido para aqueles que terão 16 anos completos no dia 5 de outubro, data do primeiro turno das Eleições 2014. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Aqueles que precisam regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, por terem o título cancelado, também precisam procurar um cartório eleitoral. O TER- ES destaca que é importante que todos que ainda tenham alguma pendência para ser resolvida nos cartórios eleitorais procurem resolvê-la o mais rápido possível, para evitar transtornos, como o enfrentamento de grandes filas.

Documentação necessária

Para fazer o alistamento eleitoral, os documentos necessários são: documento de identidade original com foto (não serão aceitos carteira de habilitação e passaporte), comprovante de endereço recente e, para os brasileiros maiores de 18 anos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. Já para pedir a transferência do domicílio eleitoral, o eleitor deve procurar o cartório de sua nova residência portando o título, se ainda o possuir, um documento de identidade original com foto e comprovante de residência. Para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso, os documentos necessários são os mesmos.

Justiça faz plantão para eleitor tirar primeiro título

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os cartórios eleitorais de vários estados ficaram abertos durante o último fim de semana, em regime de plantão, para atender os eleitores que desejam tirar o título pela primeira vez ou pedir a transferência de domicílio eleitoral.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.