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Política

Veja as obras que podem pavimentar a reeleição de Renato Casagrande em 2022

Uma das apostas do governador para a reeleição são entregas de obras e de serviços, em especial, as que foram promessas da gestão de Paulo Hartung

Luana Damasceno de Almeida

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação
O Portal do Príncipe é uma das obras prioritárias do governo do Estado
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Na maioria das vezes, o objetivo de um gestor de primeiro mandato é fazer o máximo possível para viabilizar o caminho visando à reeleição. Esse enredo natural e esperado não se cumpriu em 2014 para Casagrande, quando perdeu para o adversário político Paulo Hartung (sem partido). Um "tropeço" que o socialista tem se empenhado para não se repetir nas próximas eleições.

Uma das apostas do governador para "pavimentar" o caminho da reeleição são as entregas de obras e serviços. Em especial, as que foram promessas da gestão Hartung. Caso Casagrande entregue - pelo menos a maior parte - do que prometeu, tende a ganhar um pouco mais de força para a reeleição após um mandato desgastado pela pandemia da covid-19. 

“São entregas importantes para o Espírito Santo e, em especial para Vitória, e também importantes na avaliação do eleitor para 2022. Ele se fortalece com essas entregas. Mas a reeleição também depende da gestão da pandemia e dos adversários políticos", destacou Anselmo Hudson Siqueira, mestre em Sociologia Política. 

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Para o cientista político Deivison Souza Cruz, o governo estadual tem potencial de realização. Porém, os "feitos", ainda que respeitáveis, tendem a ser minimizados por causa da crise sanitária. 

"O governo apresenta dificuldades de auferir crédito frente ao estresse da sociedade com a pandemia e a maior efetividade da propaganda de opositores. Ainda que tenha feito um trabalho admirável e destacável na pandemia e mantendo essas obras, encontra-se cercado e com dificuldades de reagir. Acaba que precisa ser portador da esperança e da sensatez numa pandemia, no contexto de uma sociedade cansada", opina. 

A reportagem do Folha Vitória fez um levantamento de obras/serviços de grande impacto para a população (especialmente da Região Metropolitana), que estão em execução, que estão com previsão de sair do papel em breve, ou que já foram entregues pelo governo estadual. Algumas foram tratadas como prioridade logo no início do mandato, como a conclusão do Terminal de Itaparica, em Vila Velha, e da reforma e ampliação da Avenida Leitão da Silva, em Vitória, sinalizando que as "entregas" seriam prioridade da gestão. 

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Entretanto, algumas seguem emperradas e sem prazo de conclusão, como o Cais das Artes, uma das obras que melhor reflete o descaso com o dinheiro público no Espírito Santo. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) chegou a divulgar que os trabalhos seriam reiniciados em junho deste ano, prazo que dificilmente será cumprido. Outro caso sem resposta clara é o Aquaviário. O modal foi desativado em 2000, e sua retomada foi amplamente defendida por Casagrande nos últimos anos. Porém, prazo que é bom, nada. 

Já o início da implantação do BRT, uma das promessas de campanha em 2018, sequer é mencionada pelo governo estadual. Questionado, o governo foge do assunto. "Além do Aquaviário, as obras de mobilidade prioritárias do governo do Estado que foram definidas no planejamento estratégico e nas audiências públicas do Orçamento são as obras do Portal do Príncipe, Terceira Ponte e Trevo de Carapina", diz em nota.  

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Do levantamento, várias promessas são da gestão Hartung, que não saíram do papel ou que ficaram pelo caminho. É o caso do Portal do Príncipe, expansão do Samu, Cais das Artes, Kleber Andrade, Hospital Geral de Cariacica e apoio para a Maternidade da Serra. Confira abaixo: 


Foto: Hélio Filho/Secom

Obras previstas e/ou em fase de execução:

Portal do Príncipe

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura esta é umas das obras prioritárias do governo do Estado na área da Mobilidade e vão beneficiar tanto quem chega à Vitória via Segunda Ponte, quanto quem mora ou frequenta a região. As obras foram iniciadas em 2020 e têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2021. O valor do investimento é de R$ 42 milhões.

Contorno de Jacaraípe

O DER informou que o projeto já está pronto e o órgão está aguardando recursos do Banco Internacional Mundial para custear a obra. O projeto contempla a construção de 8,5 quilômetros de via desde a Avenida Minas Gerais, em Jacaraípe, até a região de Nova Almeida. O serviço tem valor estimado de
R$ 89.849.168,90 e o prazo de execução de 20 meses.

Expansão do Samu

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Segundo a Secretaria de Saúde, o Estado vai expandir o serviço do Samu 192 para 100% dos municípios capixabas até o final do mandato. Para isso, aposta no programa Samu Para Todos. O serviço é garantido através de investimentos do Estado (60%) e do município (40%). A secretaria ainda afirmou que o Estado já ampliou a oferta a 29 municípios capixabas, chegando atualmente no total de 51 municípios e uma cobertura de população assistida de 85,04%.

Cais das Artes

O plano para a elaboração do maior centro cultural da capital capixaba surgiu no governo Hartung, em 2008. A construção foi iniciada em 2010 e tinha previsão de entrega em 2012. Está parada desde 2015. A expectativa era de que a obra fosse retomada até junho deste ano. Segundo o DER, a intenção seria terminar a obra ainda em 2021. “A situação permanece tramitando na Justiça. Depende do juiz, o DER tem que aguardar", afirmou o órgão, que não deu novo prazo para a entrega.

Aquaviário

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O projeto de lei para a implantação do Aquaviário foi aprovado pela Assembleia Legislativa em junho de 2014, no ´último ano da gestão Casagrande. Não saiu do papel desde então. A implantação do transporte foi uma das promessas de campanha do governador, em 2018. A previsão inicial era de que a iniciativa começasse a operar ainda em 2020. Não foi cumprida. Em nova promessa, o prazo passou para 2021. Porém, o governo não confirma esse prazo. 

A Semobi informou que as obras para a construção das quatro estações de embarque do Aquaviário já estão contratadas e se encontram na fase de licenciamento. A empresa vencedora da licitação vai executar os serviços pelo valor de R$ 5.997.821,90. O prazo máximo para a execução é de 510 dias, contados a partir da ordem de serviço, que será dada após concluída a etapa de licenciamentos. O governo não informou quando essa etapa será concluída. 

Trevo de Carapina 

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De acordo com o governo estadual, as obras do trevo de Carapina já estão contratadas e em fase de aprovação de projetos. O início das obras deve acontecer nas próximas semanas e a empresa já está executando a montagem de canteiro e mobilização de pessoal. 

"As obras do Trevo de Carapina são uma das prioridades do Governo do Estado na área da Mobilidade e serão contratadas via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras", explicou a Semobi.  O prazo total para a conclusão dos trabalhos é de dois anos e o investimento de R$ 76,5 milhões. 

Terceira Ponte

As obras foram contratadas na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, em outubro do ano passado, pelo valor total de R$ 127 milhões e prazo de execução total de três anos. Neste caso, os primeiros seis meses são dedicados aos projetos. Contudo, a empresa já iniciou os serviços de execução de obra com a aquisição de material, montagem de canteiro e mobilização. A obra efetivamente na ponte deve ser iniciada nas próximas semanas, dentro do cronograma proposto.  

Contorno do Mestre Álvaro

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O Contorno do Mestre Álvaro teve seu contrato assinado em 2014. Porém, as obras passaram por sucessivos atrasos, principalmente por causa de desapropriações, pendências no Tribunal de Contas da União e atrasos em licenciamento ambiental. A construção é atribuição da União. De qualquer forma, Casagrande reforçou a interlocução em Brasília para destravar a obra, considerada essencial para reduzir o número de acidentes na BR-101.

No início de 2019, o governador participou da assinatura da ordem de serviço para a retomada dos trabalhos. Dentre as emendas de bancada dos parlamentares capixabas no Congresso, estão previstos R$ 56 milhões para o Contorno do Mestre Álvaro. A expectativa é de que a obra fique pronta em 2022.


As principais obras já inauguradas total ou parcialmente:

Kleber Andrade

Comprado pelo Governo do Estado em 2008, sua reforma e ampliação foi iniciada em 2010. Em 2014 foi novamente inaugurado e recebeu algumas partidas, mas sem estar 100% pronto. As obras foram reiniciadas em março de 2019 e finalizadas em outubro de 2020, quando o estádio foi liberado, oficialmente, para receber público de até 21,8 mil pessoas. O custo total da obra chegou a quase R$ 200 milhões. 

Primeira fase do Hospital Estadual Geral de Cariacica

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A publicação do edital de licitação para a construção do hospital ocorreu em 2018, no final da gestão Hartung. Mas, acabou cancelado. "Corria o risco da perda de R$ 74 milhões em recursos oriundos da articulação da bancada capixaba em Brasília", explicou Casagrande, na ocasião. Na primeira fase, o Governo do Estado investiu R$ 25,4 milhões no processo de terraplanagem e fundação. Os trabalhos duraram quase dois anos. 

Em janeiro deste ano, o governador assinou a Ordem de Serviço para início da segunda fase das obras, com investimento da ordem de R$ 146 milhões, com prazo de execução de mais de três anos.

Apoio à conclusão da Maternidade da Serra

A obra foi conduzida pelo município. O investimento foi de, aproximadamente, R$ 100 milhões, sendo metade do valor bancado com recursos próprios da prefeitura, e o restante do Governo Federal. Em dezembro do ano passado, o governo do estado assumiu a gestão da maternidade. 

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O hospital é integrado como anexo ao Hospital Jayme Santos Neves, sendo gerido pela Organização Social Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, para iniciar as atividades na unidade, foi necessário adequações físicas, elétricas e a compra de equipamentos para a ativação dos leitos de UTI e enfermaria exclusivos para tratamento de pacientes com a Covid-19. 

"Foram investidos mais de R$ 10 milhões no mês de março e mais de R$ 5 milhões mensais para custear a operacionalização dos 152 leitos que irão compor a unidade até o final de maio. Ainda na fase de construção da unidade, no ano de 2019, o Governo do Estado assinou um convênio no valor aproximado de
R$ 8,3 milhões para a aquisição de equipamentos, mobiliários, utensílios e materiais médico-hospitalares"

Terminal de Itaparica

O terminal rodoviário do Transcol ficou fechado por mais de dois anos, entre julho de 2018 e janeiro de 2021, depois que uma perícia constatou falhas na estrutura do local, principalmente na cobertura. O problema impactou a vida de mais de 40 mil passageiros e levou ao remanejamento de 33 linhas de ônibus. Hartung não realizou obras no local. Durante a gestão Casagrande, foram várias promessas e atrasos. A inauguração ocorreu no início deste ano, após investimentos de mais de R$ 12 milhões. 

Leitão da Silva

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A novela da Avenida Leitão da Silva começou em 2014. A promessa era de que as obras de intervenção fossem finalizadas no ano seguinte. A meta passou longe de ser cumprida, com uma série de atrasos e transtornos para comerciantes e motoristas. Foram quase dez promessas de entrega frustradas. Dentre as justificativas estavam a complexidade da obra e a necessidade de revisão do projeto original. A entrega ocorreu, finalmente, no final de 2019. 



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