/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Se o STF deferir liminar para registro de candidatura, TSE obedece, diz Fux

Em outro momento da palestra, Fux reforçou que "ficha suja está fora do jogo democrático

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, afirmou, durante um evento sobre as chamadas "fake news" promovido pela revista "Veja", que a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorrer à presidência da República depende de uma decisão do STF.

"A lei prevê que o acesso ao Judiciário é uma cláusula pétrea. Evidente que se o Supremo Tribunal Federal deferir uma liminar, e o TSE vem abaixo dele, manda quem pode, obedece quem tem juízo", disse. "Se o Supremo emitir uma ordem eu terei que, necessariamente, cumprir", completou. Em outro momento da palestra, Fux reforçou que "ficha suja está fora do jogo democrático".

'Fake News'.

Sobre a circulação de noticias falsas durante o processo eleitoral, o ministro disse que a atenção do Tribunal Superior Eleitoral está nos seus autores, e não em cidadãos que compartilham as publicações sem consciência do que estão disseminando. "Para o cidadão comum, realmente vamos esbarrar muitíssimo na liberdade de pensamento e expressão", comentou Fux.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A punição judicial, falou, estará atenta para os autores de 'fake news' e para quem disseminou as informações falsas de forma dolosa, conhecendo o impacto de suas ações. Sobre o processo eleitoral, o ministro se demonstrou otimista ao afirmar que acredita em uma "belíssima renovação" na política no pleito de outubro próximo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.