/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Rússia: economia foi afetada por crise na Ucrânia

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Moscou - A economia da Rússia contraiu nos três primeiros meses de 2014 em comparação com o trimestre anterior, com redução do investimento de capital, disse o ministro da Economia, Alexei Ulyukayev, nesta quarta-feira.

A crise ucraniana afetou economia e os mercados da Rússia, enviando o rublo para as mínimas históricas, o que levou os investidores a adiar projetos de investimento e estacionar fundos em moeda estrangeira, o que estimulou a fuga de capitais.

"O fluxo de saída de capital é a coisa mais preocupante agora", disse Ulyukayev, falando na Câmara Baixa do Parlamento russo.

Cerca de US$ 63 bilhões foram drenados da Rússia em fluxo líquido de capital no primeiro trimestre, enquanto o Produto Interno Bruto teve uma contração de 0,5% no trimestre, segundo dados ajustados sazonalmente, disse o ministro.

Ulyukayev afirmou que a economia está sob pressão vinda da queda da atividade de investimento, não apenas no setor público - como era o caso há algum tempo -, mas em todas as áreas, incluindo empresas privadas. Nos primeiros três meses de 2014, o investimento de capital teve queda de 4,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, afirmou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"No topo dos fatores internos por trás da desaceleração do crescimento econômico, há agora uma alta incerteza sobre mercados financeiros globais, saída de capital substancial e falta de vontade de investidores sobre decisões de investimentos em um ambiente internacional complicado nos últimos dois meses", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.