/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Representante do Ministério de Direitos Humanos chega ao Estado para participar de eventos sobre política de igualdade racial

O vice-governador, César Colnago, e a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Valquíria Santos, também estavam presente na reunião

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Secretário Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial/SEPPIR, Juvenal Araújo, em agenda no Espírito Santo neste sábado (25). (Foto: Fred Loureiro - Divulgação/Governo)

O Secretário Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial/SEPPIR, do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo, chegou ao Estado neste sábado (25) para participar de uma série de eventos sobre a política de igualdade racial.

O primeiro evento com a presença do secretário no Estado foi uma coletiva de imprensa para detalhar as ações de cooperação que serão realizadas junto com o Governo do Estado. O vice-governador, César Colnago, e a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Valquíria Santos, também estavam presentes.

Segundo Araújo, o Espírito Santo está entre as prioridades da SEPPIR por ser um dos estados no Brasil onde a violência contra jovens e mulheres negras é maior.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Priorizamos os estados onde há maior vulnerabilidade e crimes contra jovens e mulheres negras. Infelizmente o Espírito Santo ocupa a segunda posição neste ranking, logo após Alagoas. Sabemos que o governo já desenvolve programas nessa área e buscamos incrementar a parceria para a implantação de políticas que minimizem as desigualdades social e racial”, explicou.

Protocolo de Intenções

Para tentar reduzir esses números e a intolerância sofrida por diversas classes na sociedade atual, o secretário afirmou que será assinado um Protocolo de Intenções para a criação de núcleos especializados em crimes de racismo, xenofobia, discriminação racial, homofobia, intolerância religiosa e crimes correlatos.

“Faremos um trabalho conjunto, durante quatro meses, com várias secretarias, órgão de governo e prefeituras, buscando desenvolver programas transversais. O objetivo é propor ações que ajudem a diminuir a intolerância racial e também a religiosa”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O vice-governador César Colnago ressaltou a importância desses núcleos, principalmente para quem sofre preconceito. “Não é doação, é direito. Temos que buscar a reflexão de toda a sociedade e promover o empoderamento daqueles que sofrem com o preconceito, por meio de inserção cultural e social”, frisou.
Juvenal Araújo passará todo o fim de semana realizando agendas pelo Estado. Ele se reunirá com representantes do Conselho do Negro (Conegro), jovens da periferia de Vitória e visitará à comunidade quilombola Divino Espírito Santo, no município de São Mateus.

Na segunda-feira (27), o secretário e o vice-governador reúnem-se com prefeitos de diversos municípios capixabas, às 9 horas, no Palácio Fonte Grande.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.