PT capixaba diz que “Lula irá prestar um grande serviço à nação”
Na opinião do líder governista no Estado, Lula irá “auxiliar a presidenta a conter a desestabilização criada por uma oposição sem projeto que está inconformada com o resultado das eleições”
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Genivaldo Lievori, disse nesta quarta-feira (16), após o anúncio da entrada de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, que Dilma agiu corretamente ao convidar o ex-presidente para ocupar o cargo. Na visão de Genivaldo “mais uma vez o presidente Lula irá prestar um grande serviço à Nação”.
Na opinião do líder governista no Estado, Lula irá “auxiliar a presidenta a conter a desestabilização criada por uma oposição sem projeto que está inconformada com o resultado das eleições presidenciais”. O presidente do PT capixaba destacou, ainda, que para isso o ex-presidente possui “capacidade política e de gestão”.
A entrada do ex-presidente Lula na Casa Civil foi confirmada pela presidente Dilma Rousseff após reunião no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (16). A posse acontecerá na terça-feira da semana que vem. A nota diz também que Jaques Wagner deixará a pasta e assumirá a chefia do gabinete pessoal da presidente.
A entrada de Lula no governo tem por objetivo recompor o PMDB, que está rebelado e ameaça desembarcar da base aliada, além de ser uma estratégia dele para ganhar foro privilegiado, saindo assim da alçada do juiz federal Sérgio Moro. Jaques Wagner, com o status de ministro, permanecerá com foro privilegiado que já tinha como titular da Casa Civil.
Oposição capixaba
Políticos capixabas de oposição não viram com bons olhos o novo cargo do ex-presidente. Confira algumas opiniões:
“A presidente mostra que está mais preocupada em garantir proteção a seu aliado do que resolver os graves problemas do país. Com status de ministro, Lula acredita que irá se livrar das investigações da Lava Jato. A cada dia são revelados fatos novos evidenciando o envolvimento dele e Dilma resolveu levar a defesa do PT para dentro do Planalto, em um grave caso de obstrução da Justiça. Ela perdeu de vez a capacidade de conduzir o Brasil”. (Lelo Coimbra, deputado federal e presidente do PMDB no Estado)
“Considero a nomeação de Lula uma estratégia descarada de blindá-lo com foro privilegiado, de intimidar a Operação Lava Jato e o juiz Sérgio Moro e de segurar o impeachment. Mas também é uma afronta às manifestações populares do último domingo. O governo da presidente acaba antes da metade do mandato e ela se transforma em mera peça decorativa. A meu ver, a hora é de fortalecer a Lava Jato e respaldar o juiz Moro. Estão reduzindo nosso país ao ridículo". (Ricardo Ferraço, senador do PSDB)
“Gostaria de fazer um pedido à presidente Dilma, de que ela renuncie para que o país volte ao crescer e que o Poder Judiciário possa cumprir o seu trabalho. Esse processo de impeachment ainda vai demorar três meses e o país não aguenta mais esse tempo todo de tanto sofrimento. Precisamos, de uma vez por todas, virar essa página. Caso a presidente não renuncie e o processo de impeachment venha para o plenário da Câmara dos Deputados, estarei junto com o povo brasileiro e votarei favorável ao processo de impedimento da presidente da república”. (Sergio Vidigal, deputado federal do PDT-ES)