/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Oito partidos vão à PGR pedir investigação de denúncia de assinatura falsificada

Reportagem revelou que peritos atestaram a falsidade da assinatura em ofício de renúncia de membro titular do colegiado, enviado na noite da votação do parecer sobre processo contra Cunha

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Partidos irão procurar a Procuradoria para pedir investigação de denúncia de assinatura falsificada Foto: ​Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília, 10 - Foi protocolado na tarde desta quinta-feira, 10, na Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de investigação da denúncia de fraude da assinatura do deputado Vinícius Gurgel (PR-AP) em documento encaminhado ao Conselho de Ética no início do mês. Deputados de oito partidos encaminharam a representação alegando que há indícios de que a assinatura tenha sido forjada.

Reportagem publicada ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo" revelou que dois peritos atestaram a falsidade da assinatura de Gurgel em um ofício endereçado ao conselho. Na noite da votação do parecer que deu continuidade ao processo disciplinar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Gurgel enviou uma carta de renúncia ao cargo de membro titular do colegiado. Na ocasião, o próprio líder do PR, deputado Maurício Quintella Lessa (AL), assumiu a função para assegurar que o voto favorável a Cunha fosse mantido. O parecer contra o peemedebista foi aprovado por 11 votos a 10. No dia seguinte, Gurgel retomou o posto de titular.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A denúncia causou revolta entre os membros do colegiado, que estudam a possibilidade de representar Gurgel por quebra de decoro parlamentar caso seja comprovada a adulteração. Ontem, o deputado insistiu que não houve falsificação de documento e afirmou que assinou a renúncia sob efeito de álcool e medicação controlada. "A assinatura é minha, não falsifiquei a assinatura de ninguém", afirmou.

Parlamentares do PSOL, PSB, PT, PR, PSDB, PPS, PCdoB e Rede não se convenceram das explicações e solicitaram a investigação da PGR. A cúpula da conselho não deu nenhum encaminhamento ao caso por considerar que não poderia fazê-lo de ofício. Segundo o líder da bancada do PR, Gurgel concordou em deixar o posto de membro titular do conselho. O deputado, no entanto, ainda não formalizou a decisão. Ele revelou a colegas que estenderá a licença médica que venceria amanhã, 11, por mais 30 dias.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.