/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Em meio à crise, Hartung destaca investimentos durante prestação de contas na Ales

A prestação de contas ocorreu sem críticas ou resistência por parte dos parlamentares em relação à gestão de Hartung. Ele destacou os projetos em diversas áreas sociais

Redação Folha Vitória
audima
audima
O governador também apontou falhas na última gestão Foto: Thiago Guimarães/Assembleia
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Durante uma sessão ordinária transformada em especial na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (04), o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), apresentou um relatório sobre as primeiras atividades de sua administração. Ele destacou os projetos nas áreas de educação, segurança e saúde, além dos investimentos na área econômica.

Mais uma vez apontando falhas na última gestão, Hartung criticou a administração dos recursos. “A crise não começou em janeiro ou fevereiro. Houve uma barbeiragem nas finanças. A realidade é a realidade, é dura e é melhor que a gente conheça. Não temos o que consta nos balancetes”, disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No entanto, o peemedebista destacou os investimentos para a conclusão das obras do Hospital São Lucas e a formação do modelo de um novo hospital estadual, construído no município de Cariacica. “A ideia é fazer um planejamento de ações de saúde por regiões. O Estado está dividido em quatro territórios e vamos, reunindo a sociedade, prefeituras, lideranças, instituições e poderes públicos, elaborar um planejamento participativo para definir políticas públicas e investimentos”, afirmou.

A prestação de contas ocorreu sem críticas ou resistência por parte dos parlamentares em relação à gestão de Hartung. Questionado pelo deputado Sérgio Magesck (PSDB) a respeito dos cortes nas áreas de saúde e segurança, o governador reconheceu a falta de recursos, mas afirmou que a qualidade do serviço não caíra. 

“Logo nos primeiros dias de nossa gestão, assinamos quatro decretos que visam à redução dos gastos da administração pública e à retomada do equilíbrio financeiro-orçamentário do Estado. Pelo decreto de contenção de gastos do Poder Executivo Estadual, ficaram suspensas, por exemplo, a contratação de patrocínios e a realização de eventos que demandem recursos públicos”, discursou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Sobre a situação energética no Estado, o governador salientou a visita do ministro de Minas e Energia, na qual foi entregue um ofício pleiteando a implantação de novas linhas de transmissão, como as ligações entre Mascarenhas e Linhares, Linhares e São Mateus, Mesquita e João Neiva, além de novas subestações, como a de Rio Novo do Sul, para atender à região.

 Outros projetos destacados foram a conclusão da dragagem do canal do Porto de Vitória, a construção da Rodovia 118 junto com o governo do Rio de Janeiro, que ligará o estado carioca ao Espírito Santo, a construção dos silos de Viana, a duplicação da BR-262 e a conclusão das obras do aeroporto de Vitória.

Programa de Ocupação Social

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Mesmo com os cortes na área de segurança, Hartung apontou o trabalho integrado para o combate à violência. A ideia é manter o foco em áreas com altos índices de violência, como foi divulgado em uma reunião realizada em Linhares, e que deve ser realizada também em Cachoeiro de Itapemirim e na Grande Vitória.

“Depois de uma reunião institucional integrada, mobilizando as Secretarias de Segurança e de Ações Estratégicas, as Polícias Civil e Militar, a área Social do Governo, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e a Defensoria Pública, estamos dando novos passos. Com forte integração dentro do governo e articulação junto aos municípios e à sociedade, pretendemos avançar no enfrentamento à criminalidade, especialmente na questão das drogas”

Educação

Ainda durante a prestação de contas, o governador voltou a falar sobre o projeto defendido durante o período de campanha: a Escola Viva. De acordo com o governador, pelo menos três unidades com o programa serão instituídas neste ano, e há previsão de ampliação anual do programa. “Pretendemos criar a Escola Viva, para capacitar a juventude de forma dinâmica, atraente e conectada com as demandas da vida atual. Viabilizando toda uma estrutura física e de pessoal para a Escola Viva, os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30”.

Portos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

O governador também destacou a modernização dos portos capixabas. “Em parceria com o setor privado, estamos buscando viabilizar novas iniciativas para que o Estado possa receber os navios que fazem o transporte marítimo intercontinental. São três projetos: a expansão do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz; a construção do Porto Central, em Presidente Kennedy; e, a partir de conversa com o Consórcio Praia Mole, o uso do TPS (Terminal de Produtos Siderúrgicos) para receber navios de contêineres”, disse.

Crise hídrica

Hartung também afirmou que, na última segunda-feira (02) foi assinado um convênio com o Instituto Terra, capitaneado pelo fotógrafo Sebastião Salgado, para o reflorestamento e recuperação de mil nascentes de afluentes do Rio Doce, do lado capixaba. Outra medida em execução, segundo ele, é a elaboração de projeto para captar água do Rio Reis Magos, reforçando o sistema de abastecimento da área norte da Grande Vitória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

“Fizemos, ainda, diversas reuniões do Comitê de Gestão Hídrica, incluindo encontros com representantes da Agência Nacional das Águas. Via pronunciamento no rádio e na TV, informamos à sociedade a situação do abastecimento de água no Estado, num processo de informação aos capixabas complementado por campanhas publicitárias educativas. Enfim, estamos trabalhando sem parar, buscando minorar os efeitos da estiagem e preparar o estado à convivência mais segura com os eventos climáticos extremos”.

Segurança Pública

O secretário de Segurança Pública do Estado, André Garcia, também acompanhou a prestação de contas. De acordo com o governador, algumas demandas serão repassadas diretamente para ele.  Segundo Hartung, o objetivo é aproximar governo e sociedade.

“O quadro local é desafiador, combinado com o quadro nacional que nos chama a atenção. Dá para fazer muita coisa. Vamos ajustar as contas, e vamos fazer políticas públicas inovadores que aproxime governo e sociedade. É nessa direção que estamos andando. Vamos precisar de um pouquinho de paciência”, disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

Como parte das ações, nesta quinta-feira (05), o secretário André Garcia deverá anunciar novas medidas de combate à violência contra a mulher no Estado.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.