/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Casagrande anuncia retomada do Estado Presente

O objetivo é atender a todo o Espírito Santo com ações previstas para 43 territórios - 22 na Região Metropolitana e 21 no interior do Estado, totalizando 140 bairros.

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Ademir Ribeiro/Secom
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Após dois meses e meio no comando do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a retomada do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O programa foi implementado por Casagrande ainda no primeiro mandato à frente do governo capixaba, no período de 2011 a 2014.

Entre as ações anunciadas na retomada do Estado Presente, destacam-se as criações da Delegacia de Investigação de Comércio Ilícito das Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e do Observatório de Segurança Pública, além da reativação da Patrulha da Comunidade.

“O Estado Presente precisa se especializar no enfrentamento de crimes contra as mulheres e contra os jovens, principalmente os negros.  Precisamos usar a tecnologia, já que não podemos repor o efetivo policial de um dia para o outro. Queremos implantar o cerco eletrônico em toda Região Metropolitana da Grande Vitória. Temos que conversar com o Dnit, PRF, Detran e a concessionária ECO 101 para tentarmos viabilizar também nas rodovias federais”, diz o governador.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Após a retomada do eixo da proteção policial nesta segunda, o governo pretende dar início ao trabalho no campo social no próximo mês. O programa vai atuar em dois eixos: controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social.

O objetivo é atender a todo o Espírito Santo com ações previstas para 43 territórios - 22 na Região Metropolitana e 21 no interior do Estado, totalizando 140 bairros.

O modelo de gestão é baseado em indicadores e metas que permitem ao governo mensurar os resultados dos projetos e ações. De forma sistemática, ações policiais e intervenções na esfera social são monitoradas e avaliadas em três níveis de gestão: estratégica, tática e operacional.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, explica que as áreas prioritárias de ação foram definidas para dez municípios: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari na Região Metropolitana; e Linhares, São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz no interior do Estado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo o secretário, a escolha está relacionada ao fato de, nos últimos quatro anos, 72% dos homicídios registrados no Espírito Santo terem ocorrido em áreas existentes nesses municípios.

Nesta primeira etapa, o Estado Presente atuará no eixo de proteção policial, que consiste em ações, metas e indicadores de atuação das agências policiais para as 20 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp). Esse eixo envolve ações de controle da criminalidade, com enfrentamento qualificado, a partir da identificação, localização e prisão de criminosos, além de medidas voltadas para a modernização do sistema de Segurança Pública, agregando tecnologia e análises de indicadores.

Outro eixo, o de proteção social, a ser lançado em março, entrará em operação no segundo semestre, com ações transversais e integradas envolvendo secretarias, entre as quais as de Educação, Cultura, Direitos Humanos e de Ciência e Tecnologia, e órgãos do Estado. O objetivo é reduzir a vulnerabilidade à violência, especialmente da juventude.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A criação da Delegacia de Investigação de Comércio Ilícito de Armas, Munições e Explosivos (Desarme) também faz parte da determinação do Governo do Estado de fazer com que caiam índices de crimes contra a vida.

Segundo Álvaro Duboc, no Espírito Santo as estatísticas mostram que 78% dos homicídios são praticados com uso de arma de fogo. A proposta é desenvolver um trabalho sistemático de investigação da origem dessas armas e munições usadas nos crimes, e punir também os responsáveis pela prática criminosa.

“A gente percebe que há um volume muito grande de armas ilegais no Estado, e uma facilidade de acesso também a munições por grupos que são protagonistas da violência. Entre 2011 e 2014, conseguimos apreender aproximadamente 16 mil armas de fogo no Espírito Santo. Agora, além de apreender armas, é preciso que a gente identifique quem está comercializando, quem está trazendo essas armas para o Espírito Santo”, diz Duboc.

Resultados: Estado Presente (2011 a 2014)

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A implementação do programa no primeiro mandato de Casagrande gerou reflexos na redução da violência. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes, que em 2010 era de 52,5, caiu para 39,4 em 2014, o que fez com que o Espírito Santo deixasse de ocupar a segunda posição entre os Estados mais violentos do Brasil, caindo para a oitava colocação. Em 2016, ainda em decorrência desse trabalho, o Espírito Santo ocupava o 15º lugar no ranking dos Estados com as maiores taxas de homicídios.

Nos três primeiros anos de ação, houve redução de 40% do número de homicídios de jovens, com idade entre 15 e 24 anos - público alvo do programa -, nas comunidades atendidas pelo programa.

Resultados: Ocupação Social

Em 2015, Paulo Hartung assumiu o governo do Espírito Santo. Com propostas parecidas com as contidas no Estado Presente, o governo lançou o programa Ocupação Social, com o intuito de articular com a sociedade, o setor privado e os poderes públicos uma série de atividades elaboradas especialmente para o público jovem, morador de áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por uma espiral de violência urbana.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Nos três primeiros anos de ação, os resultados também apontaram eficácia nas atividades planejadas pelo programa com redução no índice de violência. Houve redução de 40% do número de homicídios de jovens, com idade entre 15 e 24 anos - público alvo do programa -, nas comunidades atendidas pelo programa.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.