/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Projeto no Estado proíbe apreensão de veículos de motoristas inadimplentes com IPVA

Theodorico Ferraço, Enivaldo dos Anjos e Cacau Lorenzoni protocolaram nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que proíbe a retenção e apreensão dos veículos

Nenhum
audima
audima
Devedores de IPVA não terão carros apreendidos  Foto: Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os motoristas que têm veículos com dívidas relacionadas ao IPVA podem ser beneficiados com uma nova medida que proíbe que motoristas inadimplentes tenham seus carros retiros e apreendidos. Os deputados Theodorico Ferraço, Enivaldo dos Anjos e Cacau Lorenzoni protocolaram nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa (Ales), o Projeto de Lei que proíbe esse tipo de penalidade por falta de pagamento do tributo.

Para os parlamentares, a medida dará garantias constitucionais aos cidadãos no campo tributário, não permitindo que a inadimplência gere a penalidade de retenção ou apreensão do veículo.

“Estamos trazendo à discussão e analise da Assembleia Legislativa, como também iremos discutir com o Governo do Estado e o Detran, uma antiga reivindicação da sociedade capixaba, especialmente daqueles cidadãos que, por algum motivo atrasaram o pagamento do IPVA, passaram pelo constrangimento de ter seus veículos apreendidos", explicou Ferraço. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda de acordo com o presidente, "é importante frisar que a proposição tem natureza tributária, não tratando de critérios para registro e licenciamento de veículos,  que interferem diretamente na segurança dos veículos e das vias, mas sim sobre as consequências jurídicas da inadimplência da obrigação tributária”.

Para Ferraço não se pode reter um veículo para forçar o devedor a quitar o imposto. “O cidadão que está inadimplente com IPVA tem os mesmos direitos e deveres daqueles que também não pagam seus tributos estaduais e cabe ao Estado adotar os procedimentos administrativos estabelecidos na legislação tributária”, argumentou o presidente da Assembleia. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.