/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Você sabe quem foi Joseph Goebbels? Secretário nacional de cultura foi exonerado após parafrasear o alemão

O criador da frase que levou o secretário a perder o cargo foi ministro da propaganda de Adolf Hitler durante o governo nazista

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

 Roberto Alvim foi exonerado do cargo de secretário nacional de Cultura nesta sexta-feira (17). A decisão foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro após o secretário utilizar uma frase semelhante a de Joseph Goebbels e ser fortemente criticado.

Mas você sabe quem foi Joseph Goebbels? O autor do texto que levou o secretário a perder o cargo foi ministro da propaganda de Adolf Hitler durante o governo nazista.

Goebbels foi um dos idealizadores do movimento e fez as afirmações por volta da década de 1930. As frases foram comparadas por internautas que ficaram indignados com a postura do secretário.

 Por suas habilidades com a comunicação e pela lealdade ao movimento nazista, Joseph se tornou um dos homens de confiança de Adolf Hitler. 

O ministro foi responsável por iniciar uma campanha para destruir os livros considerados “subversivos”. Ele também foi responsável por criar novas versões de filmes de Hollywood. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

 Com o passar do tempo e com a prática cinematográfica, começou a criar seus próprios filmes. Na seleção do elenco, havia imposições para que os atores aderissem ao movimento nazista.

A credibilidade do Joseph ficou abalada após um envolvimento amoroso. Ele era casado com Magda Ritschel quando conheceu a jovem Lída Baarová. A mulher transformou a postura de Goebbels, que pediu o divorcio e deixou o partido. Mas Hitler conseguiu impedir a mudança de pa´ís que era pretendida pelo alemão e o convenceu a voltar para o partido e para a esposa. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o ministro intensificou as campanhas para convencer a população de seus ideias. No fim da guerra, Hitler queria que Goebbels assumisse o poder. Mas após a queda do ditador alemão, o ministro e a mulher se suicidaram. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.