/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Ex-diretores da Odebrecht revelam pagamento de propina na Colômbia

Informações foram reveladas em depoimento prestado à Justiça Colombiana

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Três ex-diretores da Odebrecht prestaram depoimentos à Justiça Colombiana nesta terça-feira, 22, afirmando ter pago propina para favorecimento na realização de obras no país vizinho. Revelações foram feitas por Luiz Antonio Bueno Junior, Luiz Antonio Mameri e Luiz Eduardo Rocha Soares, na continuação de uma série de colaborações com o judiciário da Colômbia. Dentre as obras envolvidas pelo esquema de corrupção estaria projeto rodoviário para ligar Bogotá, capital do país, à costa atlântica.

A audiência foi viabilizada por videoconferência estabelecida entre o Ministério Público Federal de São Paulo e a Justiça Federal colombiana. Profissionais especializados fazem a tradução simultânea dos depoimentos e a força-tarefa da Lava Jato paulista foi destacada para fiscalizar os atos processuais da cooperação estabelecida entre as autoridades de ambos os países.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os depoimentos fazem parte do processo de instrução, onde os executivos respondem perguntas sobre os fatos investigados na Colômbia.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República informou que os executivos pediram "perdão" para as autoridades colombianas e se comprometeram a colaborar com informações sobre os crimes de corrupção cometidos pela Odebrecht. Os ex-diretores também concordaram em pagar indenização de US$ 6,5 milhões como reparação por supostas propinas repassadas ao ex-vice-ministro de Transportes colombiano, Gabriel Garcia Morales, para concessão das obras da Rota do Sol.

A indenização - equivalente a 18 bilhões de pesos colombianos - será quitada pelos executivos brasileiros em três parcelas. O primeiro pagamento deve acontecer ainda em janeiro, o segundo em agosto deste ano e o terceiro até janeiro de 2020.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.