/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Teori: gremista apaixonado por música clássica que brincava sobre fama repentina

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - Catarinense de alma gaúcha, Teori Albino Zavascki era um ministro discreto, de perfil técnico, com sólida formação acadêmica, apaixonado por música clássica e torcedor do Grêmio, clube do qual foi conselheiro. Foi indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela então presidente Dilma Rousseff em setembro de 2012, na vaga aberta com a aposentadoria de Cezar Peluso.

Na época, a escolha de Dilma foi interpretada como uma tentativa de blindar o Palácio do Planalto contra pressões de setores do PT que se movimentavam no meio do julgamento do mensalão para patrocinar um nome ligado à legenda.

De origem polonesa e italiana, Teori fez carreira no Rio Grande do Sul, onde se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e depois se tornou mestre e doutor em direito processual pela mesma instituição. Foi professor de direito processual na Faculdade de Direito da UFRGS de 1987 a 2005.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Entre 1989 e 2003, integrou o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede na cidade de Porto Alegre, onde foi presidente de 2001 a 2003. Em maio de 2003, tornou-se ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Avesso aos holofotes, acreditava que a discrição fazia parte do ofício do juiz. Para preservar a integridade das investigações no âmbito da Operação Lava Jato, da qual era relator, evitava fazer comentários públicos sobre o trabalho, até como forma de manter a imparcialidade e não correr o risco de fazer pré-julgamentos. Entre colegas da Corte, era visto como um ministro íntegro, sério e firme.

Em meio à rotina de trabalho no STF, Teori conseguia encontrar tempo para colocar um boné e caminhar na quadra onde vivia na Asa Sul, bairro nobre de Brasília. Nos últimos meses, fazia piada entre auxiliares sobre sair à rua e ser reconhecido por populares, levando sempre com bom humor o assédio das pessoas. Dentro do STF, quem lidou diretamente com ele o classifica como um ministro de humor elegante, fino, inteligente, que ouvia Chopin no gabinete.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em dezembro, depois da última sessão plenária do STF, Teori conversou pela última vez com os repórteres que cobrem o Judiciário, classificando como "lamentável" o vazamento de parte do conteúdo da delação de executivos e ex-executivos da Odebrecht. O ministro havia prometido dar um "ritmo normal" à analise das delações, sem acelerar o processo. Também reconheceu que 2016 "foi um ano muito difícil para o Brasil" e afirmou "esperar que as coisas melhorem".

Em agosto de 2013, o ministro perdeu a sua mulher, Maria Helena Marques, que morreu aos 50 anos vítima de um câncer. Teori faleceu nesta quinta-feira aos 68 anos, deixando três filhos: Alexandre, Liliana e Francisco.

Faxinal dos Guedes

"É uma grande perda", afirmou Flávio Boff ex-prefeito de Faxinal dos Guedes, cidade natal do ministro Teori Zavascki, a 75 quilômetros de Chapecó, em Santa Catarina. Ao comentar o acidente que matou o relator da Lava Jato, Boff disse que esteve com o amigo pela última vez no ano passado quando o ministro do Supremo foi ao velório da mãe, dona Pia, falecida em junho aos 101 anos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"A cidade está de luto", afirmou. De acordo com ele, até o início da noite, havia a informação de que o enterro de Teori poderia ser em Santa Catarina. "Dona Pia está sepultada aqui", declarou o amigo. Enquanto a mãe era viva, o ministro costumava ir a Faxinal dos Guedes com maior frequência, lembrou. Na varanda da casa da família, uma chácara a menos de 5 minutos do centro da cidade, gostava de passar horas tomando chimarrão na varanda e apreciando a bucólica paisagem do lugar.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.